COLUNA DO LUCA – 20.10.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 20.10.14
Luiz Carlos Freitag 

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela, na quinta-feira, Dia da Alimentação, realizou um encontro com palestras na Faculdade La Salle. O assunto foi Alimentar o Mundo e Cuidar do Planeta, com Jorge Luiz Mariani, de Garibaldi que falou do perigo dos agrotóxicos, seu uso é muitoperigoso: “agrotóxicos matam, com eles o veneno está na mesa”. Afirmou que os agricultores tem que acreditar que a produção pode ser orgânica. A professora Lidia Lohmann e quatro alunos da Escola Arnaldo J. Diehl de Linha Lenz falaram sobre atividades de compostagem do educandário.

A Justiça de Pelotas proibiu novas transferências temporárias de policiais militares do município, para a Capital (ZH 10.10 pg 26). Isso abre bom precedente para os demais municípios. E a FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - decidiu recomendar a todos os prefeitos gaúchos que avaliem o prejuízo das transferências temporárias de policiais militares para Porto Alegre e procurem a promotoria de sua cidade acionando o Ministério Público para evitar que isso aconteça, como Pelotas fez. Notícia boa para o Vale do Taquari.

A Praça Menna Barreto em Estrela está ficando de cara nova. Secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa está fazendo uma limpa geral, preparando o local para a decoração natalina. Ano passado já tivemos a melhor e mais bonita ornamentação natalina que Estrela já teve e pelo visto este ano será melhor ainda, inclusive estendida também para os bairros. Pelo que fiquei sabendo, vai ser algo muito diferente e irá atrair muita gente de outros municípios.

Estrela continua com a comemoração do Outubro Rosa promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura Municipal através do Gabinete da Primeira Dama e das secretarias de Saúde e Cultura. Já tivemos atividades no Calçadão e uma noite uma noite cultural no pátio do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann. Ah, e a Avenida Rio Branco, depois de ficar colorida com faixas nos postes centrais comemorando a Semana da Pátria e depois Semana Farroupilha, agora destaca faixas cor de rosa neste mes especial. O Calçadão também está ornamentado em rosa.

FRASE DA SEMANA: “Estamos no Outubro Rosa, as mulheres não devem esquecer de fazer seus exames para prevenir o câncer de mama” (Gérson da Silva, Vereador do PT).

Nenhum comentário: