Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela-RS - 23 de outubro de 2014

Luiz Carlos Freitag 

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

MARCELO (PSDB):

"Passou uma de revesgueio, como se diz".

PAULÃO (PPS):

"E a lei foi feita uma emenda na lei".

FELIPE (PPS):

"Teremos o último embate final domingo".

LUIZ (PMDB):

"Umas pivicas, desculpa a expressão".

PAULO BIRCK (PTB):

"Lá estava o senhor quebra-molas de novo".

LORENA (PR):

"O debate foi bastante propositivo".

PAULÃO (PPS):

"Foi uma fatalidade, mas tudo bem".

FRASE: "Agrotóxico mata - o veneno está na mesa"

(Jorge Luiz Mariani, agricultor de Garibaldi em palestra).

Tem explicação lógica porque o trânsito está a cada dia mais tumultuado, com menos locais para estacionar - não só em Estrela, mas em todas as cidades. Só para dar um exemplo, foram vendidos em Lajeado, até fim de setembro, pouco mais de 1.800 veículos. E detalhe: foram 10,84% menos que em igual período do ano passado.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente, aproveitando o Dia da Alimentação promoveu uma palestra sobre Alimentar o Mundo - Cuidar do Planeta - semana passada na Faculdade La Salle. O presidente José Inácio Birck apresentou o agricultor Jorge Luiz Mariani, de Garibaldi, que falou sobre o perigo do consumo de produtos agrícolas produzidos com agrotóxicos. Deu amplos exemplos da agroecologia e mostrou o sucesso da cooperativa do setor que já tem seis municípios da Serra Gaúcha fazendo parte. "O agricultor tem que acreditar". E nós já temos isso em Estrela: A professora Lidia Lohmann e quatro alunos da Escola Arnaldo J. Diehl de Linha Lenz, apresentaram um belo trabalho de composteira do educandário.

Sexta-feira Estrela recebeu a visita do reeleito Deputado Federal do PTB Luiz Carlos Busato - foi feito um jantar na residência do Secretário da Saúde Elmar Schneider, com a presença de cerca de 50 pessoas oriundas de vários municípios da Região. "O Busato hoje é um deputado do Vale do Taquari", afirmou o Schneidinha. Busato disse que o PTB poderá ter candidato a Governador no próximo pleito. Bom, mês que vem vou ter um encontro com meu amigo e ex-colega radialista Sérgio Zambiasi: Vou perguntar prá ele sobre isso...

Dia 27 de novembro teremos o Dia Nacional do Combate ao câncer. E em Estrela ele será comemorado de uma forma bem diferente: A Smel e a Liga Feminina de Combate ao Câncer estão convidando a população para participar de uma Caminha da Noturna, no Parque Princesa do Vale. Será das 18h até a meia noite - aposto que teremos um bom número de pessoas participando.

Mau tempo do último fim de semana trouxe muitos problemas, tanto nas cidades como no interior. Foram ventos até superiores a 100 km por hora. A Certel Energia, por exemplo teve muitos problemas com árvores caindo sobre a fiação e quebraram 26 postes de concreto. Ao todo foram 356 chamadas! Trabalharam 47 equipes com um total de 130 profissionais. O presidente Erineu José Hennemann me disse que mesmo com toda a chuva o trabalho não parou e na segunda-feira tudo já estava resolvido.

Semana que vem devem começar as reformas de 14 ruas nos bairros Cristo Rei, Oriental, Indústrias, Boa União, Estados e Moinhos - a assinatura do contrato com a Conpasul é ainda esta semana. Também na próxima semana deve começar a pavimentação de algumas ruas que fazem parte do PAC.

Gerson da Silva (PT) criticou novamente o vandalismo em placas de sinalização que está ocorrendo, o que prejudica as pessoas. Pediu apoio da população para denunciar se virem algo acontecendo, "a vida de muita gente está em jogo, todos devem ajudar a fiscalizar". Disse que continua a inversão de placas de sinalização de trânsito, o que é um perigo.

Em primeira mão: Dia três de novembro acontece a licitação para a construção do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União, que vai atender também os moradores do Bairro Pinheiros. As obras devem iniciar ainda este ano, aproximadamente quarenta dias após a assinatura.

Paulo Birck (PTB) lamentou que a Promilk fechou, "foi desativada apesar de ter recebido uma fortuna da administração passada". Disse que mais de 20 produtores ficaram no prejuízo. "Isto que Estrela é referência nacional na produção de leite, somos o 8º maior produtor do País". Ele lastimou este problema, principalmente para agricultores que fizeram grandes investimentos.

Fui dar uma olhada no trabalho encabeçado pela Primeira Dama Carine Schwingel, no que diz respeito a confecção da decoração natalina deste ano. Tudo ocorre no barracão junto a ex-Polar, onde muitas pessoas vão prestar trabalho voluntário. E mais pessoas estão sendo aguardadas para ajudar, pois este ano teremos bem mais decoração pois os bairros receberão mais aplicações. A propósito, quem vai olhar o trabalho, já pode ter uma idéia de como Estrela vai ficar este ano, sem dúvida ainda mais bonita que no ano passado.

Informação importante para o funcionalismo público municipal de Estrela: A prefeitura já empenhou todo o valor da folha de pagamento até o final do ano, bem como o 13º salário. "Os recursos estão garantidos, vamos fechar o ano no azul", exultou o prefeito Rafael Mallmann.

Vanderlei Eidelwein (PR) disse que a promoção Estrela Premiada, lançada semana passada, é um incentivo ao comércio de Estrela. "Beneficia muito os consumidores daqui e de outros municípios da Região". Lembrou que os sorteios acontecem dia 28 de novembro e 29 de dezembro.

Aliás, Vanderlei também destacou que o Brasil está exportando frangos para 128 países. "

Somos o maior exportador de frangos do mundo, o que garante bom retorno para os produtores", afirmou.

Nenhum comentário: