Estrela-RS - Sicredi apresenta projeto de Cooperativas Escolares a professores


Sicredi apresenta projeto de Cooperativas Escolares a professores

Em encontro realizado na tarde desta sexta-feira (17.02) a Sicredi Ouro Branco apresentou, a professores das redes municipal e particular de Estrela, a proposta de criação de Cooperativas Escolares, da qual é fomentadora. A apresentação foi feita pelo professor mestre Everaldo Marini, pesquisador e coordenador do projeto. 

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, as quais podem desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício de seus associados. Segundo Marini, o objetivo é oportunizar aos jovens uma formação que contribua para o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação. “Queremos, ao final, formar cidadão cooperativos, que sejam solidários, saibam trabalhar em equipe e aprendam a vivenciar os valores humanos”, ressaltou.

As cooperativas devem ser formadas somente por alunos – a ideia do projeto é de que eles sejam os protagonistas – os quais terão suporte pedagógico sobre a implantação e desenvolvimento, e um professor orientador. Conforme Marini, através destas organizações os estudantes vivenciam os princípios do cooperativismo e outra característica é o desenvolvimento de projetos e oficinas como artesanato, teatro, produção de mudas, entre outras. Nas cooperativas, segundo ele, os alunos vão trabalhar questões que envolvem as disciplinas, como gestão, educação financeira e outras. “É um laboratório de aprendizagem onde, com o tempo, o currículo escolar começa a se conectar com o projeto e o projeto com o currículo”, enfatizou.

A adesão é voluntária por parte das escolas, e o ideal é que as Cooperativas Escolares tenham pelo menos 20 participantes, o que pode variar de acordo com a realidade de cada escola. O secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann, acompanhou o encontro e elogiou a iniciativa. Lembrou que Smed vem realizando um trabalho junto com os Grêmios Estudantis nas escolas da rede municipal, e acredita que a formação das cooperativas virá agregar ainda mais a esta iniciativa. Hoje existem 83 Cooperativas Escolares no Rio Grande do Sul, sendo dez na cidade de Teutônia. 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: Smed_projeto cooperativismo_Everaldo Marini 

Nenhum comentário: