Eduardo Shinyashiki realiza em Estrela-RS, noite de formação com professores municipais


Palestra aos profissionais aborda competências socioemocionais na educação

Cerca de 450 profissionais da educação municipal de Estrela participaram, na noite desta quinta-feira (16.02), de formação com o consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, Eduardo Shinyashiki. O evento fez parte de uma série de atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em preparação ao início do ano letivo. Na abertura do encontro o secretário Marcelo Mallmann apresentou as equipes da Smed e das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil e destacou os principais objetivos da pasta. 

Entre eles, a continuidade dos projetos Educação Centrada na Vida e Escola da Inteligência. “São a grande identidade desta administração”, frisou, enfatizando as propostas de um trabalho que visa o desenvolvimento das competências socioemocionais de todos que fazem parte do processo educativo. Mallmann destacou que neste ano a Smed focará também em ações baseadas nos Planos Nacional e Municipal de Educação. “Temos alguns desafios a trabalhar, como a evasão escolar e reprovação”, adiantou o secretário. Segundo ele, o Governo Municipal vai ampliar os investimentos na formação dos profissionais. A realização do Fórum Internacional de Educação é outra meta estabelecida para 2017, devendo ocorrer no mês de julho.

“Competências socioemocionais na educação – integração entre o sentir e o aprender” foi o tema abordado por Eduardo Shinyashiki em sua palestra. Neste campo, ele destacou a importância de competências como as pessoais (autoestima, autoconfiança, inteligência emocional), sociais (comunicação, saber trabalhar em equipe, viver a diversidade), cognitivas (abertura, agilidade) e produtivas (criatividade, pró-atividade, determinação). “A educação não acontece se não houver um ambiente acolhedor”, salientou o palestrante, segundo o qual é preciso questionar e estar aberto a mudanças. “Não espere chegar o momento em que a vida não vai colocar mais oportunidades diante de você”, aconselhou.
As aulas nas nove escolas de Ensino Fundamental começam na segunda-feira, quando cerca de 1.900 estudantes retornam às atividades. Na Educação Infantil, em torno de 1.500 crianças iniciaram as atividades no dia 6 de fevereiro.

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: