Enio Costa, ex-grande meia do Estrela FC

Estrela-RS - 17 de fevereiro de 2017
Airton Engster dos Santos, Eniuo Costa e Carlos Garcia

Enio Costa

Enio Costa

Enio Costa, ex-grande meia do Estrela FC, concedeu entrevista para nossa reportagem. Atuou em outros clubes do Rio Grande do Sul. 

Depois que parou de jogar continuou trabalhando no futebol profissional e amador, contou.

Nascido em Porto Alegre, 65 anos de idade, reside atualmente com a família no bairro Pinheiros em Estrela. 

Vencedor por onde passou, Enio foi um jogador habilidoso e que sabia muito bem fazer o importante papel de "formiguinha" nos times que defendeu.

Ele começou a carreira nas categorias de base do Grêmio, depois Internacional no final dos anos 60, começo de 1970. Em 1976, Enio veio para o Estrela FC quando o clube estrelado se classificou para o Campeonato Gaúcho da primeira divisão. Naquele ano, o time de Estrela fez ótima campanha.

Com a camisa do Estrela FC jogou contra Grêmio e Internacional, e afirmou que o fez com naturalidade pois conhecia os atletas da dupla Grenal.

Depois, transferiu-se para outros clubes do Estado e continuou com excelente desempenho. 

Quando Enio Costa saiu do Estrela FC, veio para o seu lugar o jogador Neuri da Silva (Silva).

Uma das características de Enio é o cuidado com a saúde. Continua praticando corridas para manter o bom estado físico e mental.

Costa é um atleta "craque" dentro e fora de campo.

Enio Costa - Ganhador do Prêmio Belfort Duarte

O prêmio foi criado em 1945 pelo extinto Conselho Nacional de Desportos e instituído em 1946, destinado a jogadores de futebol, amadores ou profissionais, que tivessem em suas respectivas carreiras ao menos duzentos jogos oficiais sem sofrer expulsões ao longo de no mínimo dez anos. Esses jogadores recebiam um diploma, uma medalha e uma carteirinha que concede entrada gratuita em qualquer estádio de futebol no Brasil.

Depois de alguns anos desativado, o prêmio voltou a ser concedido, pela CBF, a partir de 1995. A entidade, no entanto, fez uma alteração: somente jogadores aposentados poderiam requerer o prêmio, desde que não tivessem sofrido punição.

Nenhum comentário: