A luta pela Escola de Arroio do Ouro em Estrela


A luta pela Escola de Arroio do Ouro em Estrela

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Arroio do Ouro está localizada na zona rural do município de Estrela e funcionava  atendendo  alunos da Educação Infantil ao 5º Ano, em classes multisseriadas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação - Smed, fechou por falta de alunos.

A comunidade de Arroio do Ouro foi colonizada por volta do ano de 1860, sendo que os imigrantes que aqui vieram deram grande valor para a educação.

A escola foi fundada em 04 de maio de 1875 e que em 1888 foram elaborados os primeiros estatutos, sendo estes registrados em ata e escritos em alemão.

A Comunidade tinha a escola como ponto de referência. As famílias participavam da vida escolar, se fazendo presente nas atividades e considerando a escola de boa qualidade. 

A reabertura da Escola  está mobilizando a comunidade. O vereador Márcio Mallmann (PP), que lidera o movimento, frisa que a intenção é transformar o espaço em creche. 

Recentemente, o vereador acompanhado de representantes da comunidade estiveram reunidos com a Smed para discutir o tema. A sugestão segundo o parlamentar foi recebida com entusiasmo pelo secretário Marcelo Mallmann.

De acordo com o edil, crianças de localidades vizinhas, como São Luiz, Distrito da Delfina e Figueira seriam atendidas na creche do Arroio do Ouro, enquanto que alunos do ensino médio seriam matriculados na escola da Delfina, sugere Márcio.

Agora, a comunidade deverá continuar a mobilização. A meta é juntar todas as pessoas interessadas, a Mitra da Igreja Católica, que é dona do terreno da escola, para voltar a discutir a proposta junto com a Administração Municipal.

Nenhum comentário: