Coluna do Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale - 22 de fevereiro de 2017


Coluna do Airton Engster dos Santos - Jornal O Informativo do Vale

História: Em 1853 alguns poucos colonos se estabeleceram na Picada Grande (Novo Paraíso).

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, algumas pessoas pensam que os problemas com o esgoto terminam quando puxam a descarga do vaso sanitário. Muitas vezes os resíduos são largados na rede pluvial e chegam sem nenhum tratamento aos mananciais hídricos que, em sua maioria, já estão saturados de matéria orgânica.

O vereador Chicó Lehnen esteve em Brasília, quando se reuniu com diversos deputados federais em busca de recursos financeiros para Estrela. Chicó destaca que viajou com recursos próprios.

O carnaval de salão está de volta na Sociedade Rio Branco. Será no próximo domingo a partir das 23h. O Carnaval infantil ocorrerá no dia 28 a partir das 15h. Os eventos terão lugar no salão social da entidade que comporta em torno de 1,7 mil pessoas.

O evento mais charmoso de Estrela, Arte na Escadaria, terá sua primeira edição deste ano no dia 05 de março. Entra na sua segunda temporada, sempre no primeiro domingo de cada mês.

A Secretaria da Agricultura de Estrela (Smag) está recebendo encomendas de adubo e ureia, por meio de financiamento pelo Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Funderal). Os pedidos devem ser feitos na secretaria até o dia 31 de março, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Eleito para o segundo mandato como prefeito em Estrela, Rafael Mallmann, não decidiu o seu futuro político, se será candidato a deputado estadual ou se permanece como prefeito até o final do mandato que ocorrerá em 2020. Rafael Mallmann tem bom trânsito nos municípios vizinhos, o que, aliado a boas costuras políticas, pode lhe garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No dia 08 de março acontecerá, na Câmara de Vereadores de Estrela, a entrega do Troféu Multimulher que vai distinguir mulheres que se destacam em dez categorias: Agricultura, Artes e Cultura, Batalhadora, Educadora, Empreendedora, Liderança Social, Liderança Comunitária, Nossa História, Servidora Pública, Voluntária. O Multimulher é promovido pelo Governo de Estrela, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Emater, Associação de Mulheres Estrelenses, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Lions Clube, Rotary Club, Hospital Estrela, Faculdade La Salle, Apae e Arte na Escadaria, com apoio da Soges e da Câmara de Vereadores. 

Com promoção da Secultur segue, até o dia 28 de fevereiro, a exposição “História do Samba” no Centro de Cultura e Turismo Betholdo Gausmann.

No dia 25 de fevereiro ocorrerá a Feira do Peixe Vivo, a partir das 07h, na Praça Henrique Roolaart. Promoção da Secretaria da Agricultura.



O município de Estrela sediou, no sábado (18), o 1º Sup Festival Estrela, válido pela 1ª etapa da Copa União Stand Up Paddle do Rio Grande do Sul. Em torno de 80 remadores de todo o estado participaram da competição, que reuniu atletas profissionais e amadores de todas as idades. O festival ocorreu junto à escadaria do Rio Taquari, no Centro da cidade. Teve inicio às 10h com distribuição dos kits aos participantes. As provas começaram às 15h com disputas em seis categorias, naipes masculino e feminino.

Nenhum comentário: