Trinta e um trabalhadores se formam pelo Pronatec em Estrela-RS


Trinta e um trabalhadores se formam pelo Pronatec em Estrela

Trinta e um trabalhadores de Estrela concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e formaram-se na terça-feira (27), na Câmara de Vereadores. A cerimônia ocorreu com emoção, diante da presença de autoridades e familiares.

Por meio do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Pronatec qualificou alunos de três turmas: soldador, operador de computador e cuidador de idosos. 

Ao receber o documento de conclusão de curso das autoridades, foi perceptível o orgulho dos formandos. “Conhecimento” foi à palavra mais usada na noite. 

O prefeito Carlos Rafael Mallmann enfatizou a importância dos cursos de qualificação na cidade. Para ele é com conhecimento que se aprimoram salários. “No ano passado formamos 200 pessoas que já estão com empregos e salários melhores. Isso nos deixa orgulhosos. A qualificação é sempre bem vinda.”

Até o fim de 2014, o Pronatec em Estrela qualificará dezenas de pessoas em mais seis cursos. Para o vice-prefeito Valmor Griebeler, a conquista dos cursos para Estrela é uma vitória, uma vez que o Pronatec foi instalado para aperfeiçoar trabalhadores. “Política se faz com pessoas e acreditamos ser importante o sorriso no rosto do cidadão. Com esse espírito, trouxemos o Pronatec à cidade.”

O secretário José Itamar Alves, da Sedesth, salienta que apostar na qualificação da mão-de-obra beneficia a vida dos candidatos ao mercado de trabalho. “Havia grande demanda por trabalho qualificado, graças ao Pronatec os cursos estão ajudando Estrela a crescer.”

Técnica e competência são atributos procurados por empresários locais. Verno Arend, da Câmara do Comércio Indústria e Serviços (Cacis) enfatiza que a formação contribui para o progresso. “O desenvolvimento passa pelo conhecimento. Empresários precisam dele.”

Parceria

Os cursos do Pronatec em Estrela foram fornecidos por profissionais do Senai e Senac. Uma parceria de êxito que será reeditada nos próximos meses. O Senai qualificou soldadores, um profissional disputado no mercado. O gerente de operações do Senai, Leonardo da Costa Leites Menezes salienta que Estrela possui condições de se tornar referência gaúcha. “Vejo o empenho das pessoas.”

A diretora do Senac, Etiene Azambuja expressa que os cursos ocorrem devido à parceria com o poder público. “Estrela é um município oportuniza a educação e acredita no futuro.”

Matéria e foto: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: