Cuidador de idosos está em alta nos cursos de Estrela-RS


Cuidador de idosos está em alta nos cursos de Estrela

Com o certificado, cuidadoras aumentam qualificação e fica mais fácil atuar em casas de idosos. Soldadores estão empregados

Atuar com idosos exige paciência, preparo emocional e técnico e as aulas gratuitas dadas desde o início do ano em Estrela por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão qualificando os interessados e ampliando a chance de melhorar o desempenho de mulheres que lidam em abrigos, pousadas e hospitais. Depois de quatro meses de aulas, os primeiros alunos receberão o certificado na terça-feira (27).

Completar o curso, fazer o ritual de formatura é uma vitória da autoestima às mulheres. O Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves explica que as aulas do Pronatec representam uma chance de visibilidade, emprego e qualificação. “Os familiares exigem pessoas instruídas para cuidar seus idosos.”

A procura pela função é uma demanda crescente por causa do envelhecimento da população. Mal completou esse curso e Estrela abre inscrições para o próximo que começa em junho e vai até novembro.

Vânia Teresinha Knecht (50) foi cedinho se cadastrar nesta quita-feira (22). Solteira, a candidata que trabalha a 15 anos na Vovolância quer se atualizar para o mercado. “Tenho a prática, quero aprender a teoria. Nessa área sempre há novidades”. Acredita que o curso trará um salto de conhecimento em sua carreira.

Emprego

Não são apenas cuidadores que ganham chance com as qualificações técnicas. O coordenador dos cursos da Sedesth, Fabiano Machado informa que o índice de empregabilidade é satisfatório, sobretudo naquelas funções escassas de mão de obra qualificada. “De sete soldadores que fizeram o curso, seis estão empregados.”

O soldador é importante para a linha de produção e montagem, para soldar portões, chassi de caminhões, entre outros. Há carência grande desse tipo de trabalhador. “Se tivéssemos mais três turmas, todos poderiam estar empregados”, informa Machado. Ele diz que os cursos impulsionam a chance de obter um emprego, mas aliado ao conhecimento técnico, o governo estimula a educação. 

Até o fim do ano, o Pronatec qualificará em Estrela candidatos em mais seis cursos: auxiliar administrativo,eletricista industrial,auxiliar de cozinha, vendedor, recursos humanos e cuidador de idosos. As vagas estão abertas na Sedesth.

Formatura

Em Estrela, os cursos já beneficiaram 300 pessoas. Até o fim do ano, o objetivo e dar a chance a mais 200. Na terça-feira, além das 15 cuidadoras, 20 novos alunos se formarão na Câmara de Vereadores. São 35 pessoas que receberão o certificado, às 19h e um “passe novo” para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário: