Estrela-RS tem Projeto Luz do Nascer




Estrela tem Projeto Luz do Nascer

O Secretário da Saúde, Elmar Schneider (foto) comentou uma pesquisa feita nos Estados Unidos, segundo a qual foram reduzidas em 2,8% por ano as cesarianas, que tinham um índice de 39%.

“No Brasil, mais de 50% dos nascimentos de bebês são por cesariana em Estrela este índice é superior a 80%”, afirmou.

Por isso foi criado o Projeto A Luz do Nascer, com a participação de profissionais das Secretarias da Saúde, Trabalho e Hospital Estrela, que fizeram um curso de Capacitação na Univates.

“Temos um Plantão Presencial de Obstetrícia com oito profissionais com o objetivo de incentivar a Saúde Preventiva”, disse Elmar Schneider.

Com este projeto começou a diminuir este índice, pois é feito um trabalho junto às gestantes.

Amanhã, sexta-feira, teremos uma caminhada Antimaniconial, que é um trabalho educativo, que sairá do Hospital Estrela até o calçadão e o pessoal do Projeto A Luz do Nascer participará.

Segundo o Secretário, “temos de fazer uma reflexão com a participação de mães que já tiveram vários filhos e que trabalham na lavoura, mostrar que é possível ter o nenê com parto normal”.

O trabalho da Secretaria da Saúde está visitando todas as comunidades e falando com as gestantes, não as obrigando a nada, só tentando conscientizar que o parto normal é muito mais saudável para a mãe e para a criança.

Estes encontros mensais são para gestantes, casais, mães, pais, e demais interessados.

Acontece uma roda de conversa com os profissionais da saúde que presta, informações sobre as formas de nascimento e o respeito à natureza feminina.

“Estamos buscando em conjunto a troca de conhecimento e aprendizagem com a experiência da gestação, pós parto e amamentação”, finalizou Schneider.

Os próximos encontros tem as seguintes datas: Dias 17 de maio (sábado), 14 de junho, 12 de julho, nove de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro, oito de novembro e 13 de dezembro, das 9h até as 11h tendo por local a Casa de Cultura de Estrela.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: