Defesa Civil de Estrela participa de Conferência Nacional


Defesa Civil de Estrela participa de Conferência Nacional

O Vale do Taquari terá sete delegados participantes da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre em Brasília, de 4 a 7 de novembro. Dois deles serão do município de Estrela: o coordenador da Defesa Civil, Jorge Both, representando o Poder Público, e o técnico em segurança Pedro Pereira, representando a sociedade civil.

A Conferência Nacional promoverá a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil. Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípio e diretrizes para a política nacional da área.

A votação dos sete representantes, respectivamente de Estrela, Lajeado, Teutônia e Marques de Souza, ocorreu durante a 2ª Conferência Estadual, realizada no dia 19 de maio, no Salão de Atos da PUC-RS.

Para Both, o envolvimento da região mostra o amadurecimento das defesas civis locais. “Tanto a sociedade civil quanto o Poder Público estão mais atentos a esta causa”, observa. Ele lembra que, em Estrela, entidades como o grupo de jipeiros participa ativamente, inclusive participando com representantes na conferência estadual.

Estadual

Com um histórico de geadas, estiagens e chuvas, o Rio Grande do Sul teve na sua segunda conferência a participação de cerca de 300 municípios. “Após sete meses de mobilizações e debates, propusemos melhorias para a Defesa Civil do Estado”, ressalta o secretário-chefe da Casa Militar do RS, coronel Oscar Luís Moiano. Os delegados discutiram 229 propostas apresentadas nas conferências municipais e selecionaram 10 princípios e 30 diretrizes que serão levadas para a conferência nacional.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: