Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 15.04.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 15.04.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS

LUIZ (PMDB):

"Amizade de 40 anos a gente esquece nomes, é uma questão de umidade".

FRASE: "A maior indústria do Mundo é o Turismo, por isso ele é importante para Estrela"

(Andreas Hamester, Vereador do PP).

Amanhã as 16, assume o novo Comandante da Brigada Militar de Estrela, Major Marcelo Abreu. O atual, Tenente Coronel César da Silva, assumir segunda feira o Comando Regional, em Lajeado.

A UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela está programando uma confraternização, para os integrantes da Diretoria, bem como das Associações de Bairros, esposas e filhos. Deverá ser dia 20 de setembro, após o desfile que as entidades de Estrela participarão na data comemorativa a Revolução Farroupilha. Vai ser na sede da Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal.

Prefeito Municipal de Estrela, Rafael Mallmann, está em Brasilia participando da Marcha a Brasilia, da qual participam a maior parte dos chefes de executivos municipais do País. Deve retornar amanhã. Na Capital Federal, Rafael também está acompanhando os principais projetos que já estão em andamento e deverá voltar com boas novidades, com certeza. Em seu lugar assumiu o vice Valmor Griebeler.

E as obras da escadaria parece que finalmente estão com o embróglio da CEF resolvido. Segundo o Vereador Andreas Hamester (PP) ela na verdade deve ser chamada de acesso ao antigo Porto de Estrela. "E vai significar um ponto turístico preciosíssimo, nenhum município tem algo assim na Região".

Andreas comentou ainda o percurso Turístico que deveremos ter em breve, de Estrela a Guaporé, via trem. Segunda-feira esteve em Estrela diretor da Empresa Serra Verde, que executa passeios de trem em Curitiba-PR, e olhou de perto este trecho da ferrovia. "Deu total viabilidade para a realização deste trajeto turístico, tanto que se reuniu com os prefeitos dos municípios deste trecho para conversar a respeito. Isso vai ser uma atração turística estadual", exultou. Lorena Hauschild (PR) concordou com isso, afirmando que vai ser uma arrancada turística, "será um local que vai arrecadar muito com o turismo".

A propósito: Quando Günther Wagner era Prefeito de Estrela, a AMVAT promoveu um passeio de trem de Estrela até Guaporé. Para Prefeitos e imprensa. Estive junto e com o Hugo Leipelt fizemos um filme em videocassete, hoje transformado em DVD. Eu tenho este filme, é simplesmente fantástico, pois além de mostrar todo o trajeto também mostra a opinião de vários participantes.

O Vereador Paulo Birck (PTB) mostrou-se profundamente decepcionado com o novo problema leiteiro detectado em nossa Região. Disse que "é uma vergonha, não é em Estrela mas toda nossa Região é prejudicada. Como vamos confiar no Ministério da Agricultura se os que estão lá não se importam com isso?" - perguntou. Destacou a qualidade da Cooperativa Languiru e lembrou que Estrela é o maior fornecedor de leite da Languiru.

Fiquei impressionado com a informação do Secretário da Saúde Elmar Schneider, de que nos Estados Unidos o número de cesarianas chega a 30% - e que tiveram uma diminuição de 2,8% - enquanto que no Brasil o índice é superior a 50%. Mas o que me surpreendeu mesmo, foi o índice de Estrela: As cesarianas tem índice acima dos 80%. Por isso foi criado o Programa Luiz do Nascer, com o objetivo de prestar informações sobre as formas de nascimento e o respeito à natureza feminina. São realizados encontros todos os meses: sábado dia 17, dia 14 de junho, 12 de julho, nove de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro, oito de novembro e 13 de dezembro - sempre das 9h as 11 na Casa de Cultura de Estrela. Os encontros são abertos para gestantes, casais, mães, pais, e demais interessados.

Vejam só. Tivemos um aumento de 28,6% nas nossas contas de luz e as indústrias um aumento de 30%. Significa que o que elas produzem vai aumentar para nós também. Mas segundo a Zero Hora de sexta-feira, o Governo já admite racionar energia elétrica, pois ela poderá vir a faltar. Isso significa que não foram feitas mais usinas geradoras de eletricidade. Só aumentaram os gastos, não a produção. E vi também em redes sociais algo sobre uma campanha para que toda a população brasileira venha a ligar, na abertura da Copa do Mundo, todos os aparelhos elétricos que tenham em casa: Batedeiras, secadores, ar condicionado, lâmpadas, chuveiros, etc. Se isso vier a acontecer, sem dúvida será um apagão geral no Brasil inteiro. O que acham?

E vamos nos preparar para o Chucrute. O primeiro baile é sábado, a partir das 20h no Cristo Rei, com animação de Os Futuristas. Os Grupos Folclóricos de Danças alemãs de Estrela festejarão seus 50 anos. ainda tem alguns ingressos na Secretaria da Comunidade Evangélica. O segundo baile é dia 24 com animação da Banda K’Necus. e a Maifest 138 anos tem amanhã o Torneio do Boi as 19h no Parque Princesa do Vale, sábado Jogos Germânicos as 13h30min e a 30ª Pernada da Casa da Criança Estrelense.

Voltando ao assunto UAME, o Presidente Aloisio Mallmann está lembrando os membros da Diretoria que a próxima Assembléia Mensal será um pouco mais cedo, será durante a Semana do Meio Ambiente, mais precisamente dia cinco de junho a partir das 19h30min na sede da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora. Estará presente o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein.

Nenhum comentário: