Prefeitura de Estrela-RS - Maifest vai do rock ao sertanejo e mistura cultura e esportes


Maifest vai do rock ao sertanejo e mistura cultura e esportes em Estrela

De 16 a 25 de maio, Estrela dará vitrine aos Jogos Germânicos, música e gastronomia. É o Maifest que realça os 138 anos do município misturando disputas divertidas dos tempos dos avôs e recheando com chopp, comida, rock, gauchesco e sertanejo. São quatro dias de atrações para a família no Parque Princesa do Vale. A proposta é que com a descontração imposta pelos jogos, apresentações de talentos musicais locais e a exposição de padarias e pequenas agroindústrias familiares, o município robusteça sua cultura que é citada como referência pelo país afora.

Há 15 anos que agricultores de Estrela aliam-se a estudantes e empresários para participar de disputas divertidas, feitas para festejar o aniversário do município em maio. Desta vez são 138 anos de história e o Maifest é o evento que cultiva a memória de uma forma moderna.

O secretário de Cultura e Turismo, Rudimar Hagemann diz que o evento resgata a tradição dos antepassados, misturando tons de modernidade. Sintonizar ambos é elemento de longevidade da festa. “Não são apenas os dias de festa. Por meio das ações cotidianas a cultura e os eventos permanecem.”

Os Jogos Germânicos são uma forma descontraída de manter vivas profissões centenárias que hoje desaparecem diante da pós modernidade. Nas disputas germânicas, predominam filhos e produtores rurais, acostumados à arte de lavorar a terra. “Os mais velhos disputam a premiação para serrar lenha rapidamente”. O que interessa é a velocidade e a alegria comemorada diante da vitória. São cinco horas de Jogos Germânicos mostrando que a tradição é uma herança viva.

Tem Grenal

O Maifest cultiva a arte do futebol, jogos que atraem público ao Parque. A disputa saudável que confronta torcedores do Grêmio e Internacional é aguardada. Mais ainda, a premiação: ser puxado sobre uma carroça pelos adversários perdedores.

Do sertanejo ao rock

Onze artistas confirmam presença em três dias de ritmo no Parque. O cantor Alemão Ronaldo fará a alegria dos roqueiros de plantão na segunda-feira, 19 de maio. O show de Aran e Ariel exporá o repertório sertanejo na terça, 20, fechando a programação. Para os tradicionalistas, também haverá música gaúcha de qualidade.

Programação

Sexta-feira, 19
19h, Torneio do Boi

Sábado, 17
13h30min às 19h, Jogos Germânicos
16h, Pernada da Casa da Criança Estrelense

Domingo, 18
8h30min às 18h, 1º MaiFuscaFest – Complexo esportivo
9h às 18h, Jogos Grenais
- Shows Gauchescos
17h, apresentação de Lucas Piccinini e Tiago Kirst
18h30min, Maragato Missioneiro
20h, Grupo Alma Crioula

Segunda, 19
- Shows de Pop Rock
18h, show banda Eletro Acústica
19h, show CB4 – Tributo a CBJR
20h, Banda Vulgar
21h – Show do Alemão Ronaldo

Terça, 20 de maio
- Shows Sertanejo
14h às 17h, Baile de Idosos
17h30min, show Cássio Santos & Gang Sertaneja
19h, Eduardo Silva
20h30min, Aran & Ariel

Festival do Chucrute, um show a parte

Este ano ocorre a 49ª edição do Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei. Serão dois bailes, dias 17 e 24 de maio, com apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas de Estrela, que possuem mais de 450 dançarinos, além da decoração e comidas típicas. No domingo, há café colonial vendido à quilo e com entrada para quem quiser acompanhar as apresentações de dança estipulada em um quilo de alimento não-perecível. Ingressos para o baile na secretaria da Comunidade Evangélica, promotora do evento.

Sábado, 17 de maio
20h, primeiro baile típico com animação da Banda Os Futuristas
Domingo, 18 de maio
15h, café colonial
Quarta-feira, 21 de maio
8h30min, 5º Encontro Rio-grandense de Danças Sênior
Quinta-feira, 22 de maio
14h, Festa das Apaes, com participação da Vovolândia e Asilo Pella Bethânia, de Taquari
Sábado, 24 de maio
20h, primeiro baile típico com animação da Banda K’Necus
Domingo, 25 de maio
15h, café colonial com grupos de danças de diversos municípios

Matéria: Assessoria de Comunicação


Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: