Procon de Estrela-RS notifica operadora OI e dá 24 horas para justificar falhas


Procon de Estrela notifica operadora OI e dá 24 horas para justificar falhas

Por orientação do secretário de Administração, Henrique Lagemann, o Procon de Estrela notificou nesta sexta-feira (23) a operadora OI em razão de uma pane nas linhas de telefonia fixa que deixou centenas de usuários descontentes.

Segundo o coordenador do Procon, José Francisco Reichert, bairros comerciais e movimentados como Boa União e Oriental foram os mais atingidos. Empresas sentiram-se prejudicadas por não conseguir contatar fornecedores e clientes.

O Procon, vinculado a pasta, forneceu 24 horas para a operadora justificar o motivo da não-resolução das falhas.

Conforme Reichert, a Oi é líder entre as reclamações feitas ao órgão. Três de cada dez queixas feitas no Procon de Estrela são motivadas pela operadora. “A Oi está comprometendo o serviço em Estrela”, acentua o coordenador. A constância da interrupção dos serviços de telefone emudecidos irritam usuários. Em temporais, o problema piora. Segundo o Procon, a operadora tem um prazo de cinco dias para solucionar os problemas.

O coordenador Reichert enfatiza que muitos usuários estão ingressando contra a operadora no Juizado de Pequenas Causas. Esta é uma alternativa cabível, segundo ele. “No juizado, a empresa será autuada”. 

TAC

O procedimento do Procon é dialogar com o jurídico da empresa para resolver as demandas em cinco dias. Diante da ineficácia, o órgão será enérgico. “Se o problema não for resolvido firmaremos parceria com o Procon Estadual para assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)”.

O TAC regulamenta o descumprimento das obrigações, prevê punições em falhas e concede benefícios ao usuário prejudicado.

“Vamos cobrar da operadora o direito do usuário que não ser lesado. Pressionaremos para que o cliente não saia prejudicado e nem seja cobrado pelos dias em que ficou sem serviço”, acentua Lagemann.

Entenda

- Desde o início do ano a operadora OI não presta devidamente os serviços de telefonia em Estrela.

- A situação se agrava em temporais: linhas emudecem com facilidade
- Uma pane esta semana deixou centenas de usuários sem conexão telefônica ou internet
- O Procon de Estrela notificou a operadora para esclarecer o motivos e o atraso na resolução do defeito
- A situação pode evoluir para um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre operadora e Procon

Reclame para o PROCON
Rua Treze de Maio, 76, 1001 - sala 2
Telefone: 3981-1001

Matéria e foto: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: