Estrela-RS - Duas Enchentes do Rio Taquari na mesma semana








Duas cheias do Rio Taquari na mesma semana

A Primeira Cheia ocorreu no dia 19 de outubro. O Rio Taquari em Estrela começou a subir no dia 17 de outubro às 15 horas cota 13,51m, atingindo a cota máxima de 21,59m as 05:45 horas do dia 19. Até Aquele momento tinham sido removidas uma família para o abrigo no Ginásio Ito Snel com 14 ruas interrompidas. Quando estabilizou e já começava a baixar houve uma reversão de expectativa com o fenômeno que se chama "repique" e novamente o nível do Rio começou a subir. O fato ocorreu em virtude do volume de chuva que continuou muito forte chegando em 240 mm em média na Bacia Taquari Antas.

A Segunda Cheia - O Rio Taquari em Estrela volta a subir ás 13 horas do dia 19 de outubro tendo seu pico Máximo 25,26m às 15 horas do dia 20. Total de 24 famílias foram removidas para o abrigo Ito Snel, Mais 50 famílias desalojadas em casas de familiares ou amigos. Em média 52 ruas interrompidas causando dificuldades enormes para a circulação de veículos e pedestres. Uma equipe de 60 funcionários públicos trabalhou na remoção das pessoas em situação de risco ocupando caminhões da Prefeitura e de empresas do município.

ATENÇÃO - Ponte situada na Estrada Nicolau Theobaldo Hoss - via que liga São José a Novo Paraíso, na Tancará Foods, foi parcialmente destruída pela Enchente do Arroio Boa Vista. Pede-se cautela aos motoristas e pedestres para não utilizar a mesma por motivo de insegurança total. Defesa Civil interditou o local. Matéria já foi divulgada em boletim especial na Rádio Studio FM 98.3. A Secretaria de Obras está trabalhando para recuperar a ponte.

Logo que as águas do Rio Taquari começaram a baixar na sexta-feira, uma equipe fez a limpeza das vias públicas. As famílias do abrigo Ito Snel retornaram para casa a partir de segunda-feira (24).

O coordenador da Defesa Civil de Estrela Sandro Bremm agradeceu a todos que prestaram solidariedade na retirada das famílias das áreas alagadas pelas duas cheias:  Empresa Rede Encomendas; Empresa Diretão São Paulo; Empresa RedeMac Morelli; Empresa Giovanella; Empresa Launer Química; Empresa Latvida; Empresa Granja Cageri; Secretarias Municipais; Governo Municipal; Imprensa; Comunidade; Voluntários da comunidade e prefeitura; Coordenadoria Regional de Defesa Civil - CREPDEC; Bombeiros de Estrela e Brigada Militar.

Colaborou com dados para a matéria a agente da Defesa Civil de Estrela Andressa de Souza.

Nenhum comentário: