Estrela-RS - Comissão finaliza texto base do Plano Municipal de Educação


Comissão finaliza texto base do Plano Municipal de Educação

Reunidos esta semana, na Secretaria Municipal de Educação, membros da Comissão Organizadora Geral definiram o texto base do Plano Municipal de Educação, que estabelece as 20 metas e estratégias para os próximos dez anos. Os representantes dos nove grupos de trabalho analisaram todas as propostas do Plano, que a partir da semana que vem estará disponível no site do município para que a população também possa contribuir com sugestões.

Além disso, conforme o secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, o documento será encaminhado a todos os estabelecimentos de ensino para ser discutido e aprimorado com a comunidade escolar. Segundo ele, as sugestões serão recebidas até o dia 17 de abril. Depois disto, na primeira quinzena de maio, um grande fórum vai votar o documento final.

O Plano Municipal de Educação de Estrela, em vigor desde 2008, tem que ser adaptado às metas e estratégias do Plano Nacional, instituído no ano passado. O documento está sendo construído com a participação de todos os setores da área educacional, assim como do Executivo e Legislativo, Ministério Público, Conselho Tutelar, Coordenadoria Regional de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Metas

Entre as metas estabelecidas em nível municipal, conforme o secretário, está a de atender, na educação infantil, 65% das crianças com idade entre zero e três anos até 2024. A meta nacional é de 50%, número já superado por Estrela, que atinge 54% das que estão nesta faixa etária. Em relação às crianças de 4 a 6 anos, o atendimento deve ser universalizado a partir de 2016, conforme o Plano Nacional, o que deve ser contemplado pelo município, que já atende 98%. 

Outra meta destacada por Mallmann é a que visa reduzir as distorções entre a idade e a série frequentada pelos alunos, ou seja, aumentar o percentual daqueles que concluem o ano na idade certa. Hoje este índice está em torno de 85% no Ensino Fundamental – a meta é chegar a 95% - e em 60% no Ensino Médio, cujo objetivo é atingir 85%.

Por fim, o secretário ressalta que o Plano Nacional estabelece como meta a valorização dos professores. Para tanto, os recursos devem ser liberados pelo governo federal. 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: Reunião Plano de Educação

Nenhum comentário: