Estrela-RS - campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV)


Estrela começa a vacinar semana que vem escolas maiores contra o HPV
Equipe de saúde montou um cronograma para ir até as escolas fazer a imunização de meninas de 9 a 11 anos. Meta é vacinar 625 até 31 de março

Iniciada em 10 de março em Estrela, a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) imunizou 155 meninas de 9 a 11 anos nas escolas do município. “Os primeiros agendamentos começaram pelas com menos jovens por isso o número não é tão expressivo. Na próxima semana, iremos às escolas com maior quantitativo de alunas”, explica a enfermeira Carmen Hentschke da Vigilância em Saúde de Estrela. A meta dada pelo Ministério da Saúde para Estrela é atingir 625 meninas na primeira etapa no calendário de 2015. “Os professores estão sendo parceiros e nos ajudando a fazer a seleção das meninas.”
O cronograma de vacinação vai até 31 de março. O último colégio a ser visitado é o Martin Luther. Nesta quinta-feira, foram vacinadas estudantes da Escola Arnaldo J. Diel, em Linha Lenz e na sexta-feira, a Ruth Markus, no Bairro Boa União. 

Sem contra-indicação

A vacina não tem contra- indicação. É uma picadinha que dá uma ardência e logo passa. Carmen diz que as meninas mais novas estão mais tranquilas porque no ano passado observaram as estudantes de 11 a 13 anos receberem a dose. A aceitação da vacina pelos pais também é boa. A vacinação é de vital importância, pois o câncer do colo do útero é a segunda maior causa de morte entre as mulheres e a imunização precoce é uma aliada na prevenção contra esta doença.
A segunda dose deve ser aplicada em setembro. A terceira dose deverá ser realizada cinco anos depois da 2ª dose, nesse caso, elas devem procurar os postos de saúde. As meninas deverão trazer a caderneta de vacinação, para o registro da dose aplicada, no dia da vacinação em sua Escola.

Próximas escolas

Dia 24 – Escola Estadual Moinhos
Dia 25 – Vidal de Negreiros
Dia 26 – Nicolau Mussnich
Dia 27- Escola Leo Joas
Dia 30 – Escola Municipal Odilo Afonso Thomé
Dia 31 – Colégio Martin Luther

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: