Caps de Estrela-RS é reestruturado


Caps de Estrela é reestruturado

Centro de Atenção Psicossocial recebeu computadores, mesas para exames clínicos, armários e cadeiras.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Estrela agora consegue acolher melhor seus pacientes. O Caps foi reestruturado: adquiriu computadores, cadeiras, armários e macas novas. A coordenadora do Centro, Lilian Maria Schmidt enfatiza que a Secretaria de Saúde se empenhou para conseguir os recursos que vieram por meio de emenda parlamentar. “Graças ao engajamento e a elaboração do projeto encaminhado ao governo federal, obtivemos cerca de R$ 100 mil.” 
As quatro mesas para exames clínicos vão dar o suporte necessário para avaliar o paciente. 
Chegaram ao Caps oito cadeiras fixas, 13 computadores e cinco longarinas (cadeiras com três lugares), quatro impressoras, fogão, dois televisores. Ainda estão por chegar ar-condicionados.
Segundo Lilian, os móveis que estavam no Centro eram precários e há mais de oito anos não se recebia equipamentos e móveis novos.
"Nós investimos na humanização, por isso lutamos por ambientes, limpos, claros e aconchegantes, onde o paciente possa se sentir bem. Queremos que as pessoas sejam acolhidas porque isso faz parte do tratamento", explica o secretário de saúde, Elmar Schneider.

Caps
O Caps tem hoje 600 pacientes ativos. Muitos deles frequentam o lugar três vezes por semana. São atendidas pessoas com transtornos psiquiátricos e com sofrimento mental,como depressão, psicoses ou dependentes químicos. “A demanda das doenças é crescente", salienta Lilian. Além da medicação psiquiátrica, o local oferece oficinas terapêuticas, atendimento psicológico e social, atendimento
de enfermagem conforme a necessidade de cada paciente. 

Mesas e computadores: recepção com novo aspecto
Foram obtidas mesas para exames clínicos

Foto: Andreia Rabaiolli
Texto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: