Projeto Rondon - Cajapió receberá, além da Univates, a Faculdade de Medicina de Jundiaí para a Operação Jenipapo





RONDONISTAS DEFINEM ATIVIDADES PARA REALIZAR EM CAJAPIÓ - MA

Nesta quarta-feira (17) ocorreu reunião dos alunos e professores que integram a operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015. O grupo irá realizar trabalho voluntário durante duas semanas no município de Cajapió – MA, de 18 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015.

Neste encontro foram definidas as atividades que serão realizadas no município distante 55 quilômetros da capital São Luís. A agenda foi formulada após a viagem precursora da coordenadora do projeto, a professora Dorli Schneider, considerando a viabilidade das ações propostas com a realidade local.

Apesar de localizar-se próxima à capital maranhense, Cajapió é uma comunidade isolada do centro urbano pelo rio Mearim. Por isso, as oficinas buscam soluções que existam na própria cidade e possam ser realizadas pelos moradores, como o reaproveitamento de alimentos, formas de reutilização do lixo, geração de capital.

O município é mais extenso do que são, juntos, Estrela, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Paverama, Fazenda Vilanova e Cruzeiro do Sul. No entanto, há menos de 10 mil habitantes espalhados nesta área. O empreendedorismo e o associativismo serão incentivados para promover a integração entre as pessoas, com oficinas sobre construção de fossas, cisternas, composteiras, pomares, hortas e viveiros, além da importância da preservação da água e dos cuidados com a natureza.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon promove a integração social por meio da participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população.

Os selecionados para a operação fazem parre de seis cursos diferentes e são os alunos: Amanda Vetorello (Direito); Fábio Secchi (Engenharia Ambiental); Henrique Caumo (Arquitetura); Jéssica Schuster (Nutrição); Luana Salvi (Biologia); Maiara Blau (Estética e Cosmética); Marildo Guerini Filho (Engenharia Ambiental); e Tiago Segabinazzi (Jornalismo). As ações propostas são das áreas de: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia; e Produção.

Cajapió receberá, além da Univates, a Faculdade de Medicina de Jundiaí para a Operação Jenipapo – que, ao todo, conta com 300 estudantes voluntários de 30 Instituições de Ensino Superior.

Fotos: Fernanda Kochhann

Nenhum comentário: