COLUNA DO LUCA – 01.12.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 01.12.14
Luiz Carlos Freitag 

Radialistas da ex-Rádio Alto Taquari, da época em que Waldir Sudbrack era o gerente, realizaram seu 3º Encontro. Foi novamente durante um almoço no Estrela Palace Hotel: Lauro Schmitt, Luiz Paulo Marchini, Neli Lenhard, Waldir Sucbrack e José Carlos Martins. Em pé, também da esquerda para a direita: Jorge Raul Ruschel, Dilceu Gomes dos Santos, Ilson Carlos Kronbauer Sérgio Zambiasi, eu e Elmar André Schneider. Foram algumas horas de lembranças do passado com recordações que deixaram marca em muita gente. Já ficou agendado novo encontro para o próximo ano.

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizou sua última reunião do ano na sede campestre de José Calvi, ao lado da Lagoa da Garibaldi, em Encantado. Hilário Eidelwein levantou um assunto que gerou muita preocupação – diz respeito a fraude do leite que vem acontecendo. Segundo os ex-secretários da agricultura, os prefeitos e atuais secretários da agricultura devem se “antenar” com a fraude, pois redes de supermercados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e outros estados estariam anunciando que não vendem mais leite oriundo do Rio Grande do Sul. “Nós exportamos mais de 70% do leite aqui produzido, para fora do estado, somos o segundo maior produtor de leite do país e este produto é a base da economia do Vale do Taquari”, disse Hilário. Segundo os ex-secretários da agricultura, está acontecendo queda no preço e falência de produtores, “a corda sempre estoura tudo nos mais fracos”. A Famurs já teria tomado uma posição, de algo tem que ser feito ou vai refletir de forma muito ruim para os municípios do Vale do Taquari, que são os maiores produtores de leite do País.

O vereador Paulo Birck (PTB) falou do problema que muitas pessoas estão enfrentando com os mosquitos chamados de “borrachudos”. É que estes mosquitos, segundo o vereador, podem alcançar até 40 quilômetros do local onde nascem. “Estrela está fazendo um bom trabalho de combate, o que não ocorre em outros municípios que fazem divisa com Estrela. Daí vem o problema que estamos enfrentando”, disse o Vereador.

Moradores da Rua Oscar Leopoldo Kasper, do Bairro Pinheiros fizeram uma manifestação pedindo pavimentação. Os Secretários Marco Wermann, José Alves e Cristiano Nogueira foram ao local junto com um dos responsáveis pela Compasul, que informou: Como a rua é a terceira a ser pavimentada dentro do PAC 2 com 23 ruas, ela vai ter suas obras iniciadas no mês de dezembro.

O Secretário de Obras Cristiano Nogueira informou a conclusão da repavimentação da principal rua do Bairro das Indústrias, a Rua Fredrico Sulsbach e mais um quilômetro da Rua Henrique Wendt entre o Bairro das Indústrias até Moinhos. Agora está sendo feito o mesmo trabalho na Rua dos Marinheiros, até o centro. “Vai ser um Anel Viário, assim poderemos desafogar a Avenida Rio Branco”, disse Cristiano.

FRASE DA SEMANA: “Muito bem, Papai Noel chegando... Ainda bem que escolhi meu presente” (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Nenhum comentário: