Prefeitura de Estrela-RS - Agentes Mirins de Estrela são “guardiões da natureza”


Como ecocidadãos, Agentes Mirins de Estrela são “guardiões da natureza”
Projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho formou neste ano 50 jovens que colocaram em prática ações e ajudaram a divulgar ideias ambientalmente corretas no município de Estrela.

Mais do que cidadãos, jovens ecocidadãos, ou seja, aqueles que conscientes dos problemas ambientais, dos seus direitos, das suas responsabilidades e dos benefícios da mudança de atitude, exerce a ecocidadania participando de ações práticas e efetivas em benefício do meio ambiente, pensando em melhorar a sua qualidade de vida e de futuras gerações. Pretendem também influenciar outros e, coletivamente, alcançar tanto quanto possível as condições para uma sociedade cada vez mais sustentável. 

Os jovens que ingressam no Projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental aprendem a ter um olhar diferenciado sobre a natureza e o meio ambiente contribuindo com o objetivo de promover a educação ambiental no município de Estrela. Neste ano, o projeto foi realizado em parceria com duas escolas municipais, onde 50 alunos receberam o certificado. Um orgulho para muitos deles que se envolveram com a comunidade através de ações educativas e em um ambiente sensível às questões ecológicas. 

Encarando atividades
Os Agentes Mirins encaram uma série de atividades prazerosas e ao mesmo tempo educativas: participaram de trilhas ecológicas, campanhas de conscientização, visitas à Unidades de Conservação, plantio de mudas nativas, visitas à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) onde aprendem a lidar com recicláveis. Os encontros ocorrem uma vez por mês. “É uma atividade interessante. Os jovens gostam de realizar atividades diferenciadas, é uma experiência que fica registrada, porque eles possuem a oportunidade de colocar em prática conhecimentos em relação aos cuidados e preservação ambiental, além de divulgá-los nas suas comunidades, explica a coordenadora da Sala Verde, Regiane Mallmann.
A continuidade do projeto a cada ano e a permanência dele demonstram um município reconhecidamente preocupado com as questões ecológicas.
Este ano para encerrar as atividades, um dos grupos visitou uma propriedade rural onde perceberam a importância da alimentação orgânica para a saúde. O segundo grupo fez uma confraternização entre os participantes engajados em ser os “guardiões” da natureza e passar o conhecimento adiante. 

Curiosidades:
- Jovens de 11 a 15 anos podem participam dos Agentes Mirins de Educação Ambiental. 

- São feitas parcerias com escolas. Este ano foi a Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Ruth Markus Huber e a EMEF Odilo Afonso Thomé. Estudantes de ambas participaram do projeto.
- Os encontros são feitos uma vez no mês e as atividades são realizadas em torno de duas horas. Eles realizam atividades diferenciadas, que depois possam divulgá-las na escola e na comunidade.
- Se tornam ecocidadãos, adquirem conhecimento ecológico e transferem o saber para outras pessoas.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: divulgação

Nenhum comentário: