Câmara de Vereadores de Estrela-RS |
Vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB):
Cumprimentou à todos. Agradeceu ao instrutor do Senar, Frederico Diehl por ter aceito o convite de ocupar a tribuna, ele que é natural de Linha São José, no interior de Estrela. Parabenizou ao Corpo de Bombeiros pela passagem do seu dia. Disse que o recurso que vai a Brasília volta para a formação dos produtores, através dos cursos do Senar. Disse que o valor irrisório que é arrecadado, de 0,2% do imposto pago pelos trabalhadores rurais, é um grande montante se somado. Disse que os cursos oferecidos possibilitam facilitar e oferecer maior segurança para a vida dos agricultores, bem como baratear os custos de manutenção. Disse que a Casa Legislativa está sempre à disposição para ocupação de sindicatos e outras entidades. Sobre o trânsito de Estrela, em especial no Bairro das Indústrias, diz que tem ocorrido acidentes graves naquele lugar. Disse que os acidentes com gravidade no município estão ocorrendo naquele bairro, que, para o vereador, é o segundo maior de Estrela. Disse que não há nenhum redutor de velocidade no Bairro das Indústrias. Disse que solicitará para o departamento de trânsito, pedido de informações para saber onde ocorreu os maiores acidentes no município.
Adriano Scheeren (PPS):
Cumprimentou à todos. Disse que muitas pessoas na região utilizam-se de motosserra como ferramenta de trabalho, que é tão prática, no entanto muito perigosa. Sobre a estrada em frente à Usina de Tratamento de Lixo de Estrela, disse que precisa de manutenção, devido ao barro. Disse que com as chuvas a estrada está danificada. Já na Estrada Municipal Floriano Scheeren, em Arroio do Ouro, o trânsito de veículos pesados faz um trilho que prejudica a passagem dos veículos menores. Sobre a Audiência Pública, na sexta-feira, às 9h, disse que é uma reivindicação antiga da comunidade estrelense. Convidou a comunidade em geral para participar da reunião, para que o asfaltamento se torne uma ideia possível. Disse que aquelas comunidades também pagam impostos e merecem atenção.
Joel Mallmann (PSB):
Cumprimentos à todos. Disse que pediu que fosse avisado sobre vistoria da Anac junto ao aeródromo, no entanto a mesma foi feita sem comunicado. Disse que pediu informações sobre obras no município. Disse que pessoas na rua dizem que estão aguardando vir período eleitoral para realiza-las. Em especial do Centro Cultural e do Posto de Saúde Central. Disse que talvez, se o posto de saúde estivesse concluído algumas situações pudessem ser resolvidas diretamente no posto. Disse que seriam menos pessoas dirigindo-se ao Hospital. Disse que aguardará resposta. Disse que alguns servidores públicos estão indignados, pois precisam dirigir-se à Lajeado para fazer perícias. Disse que já ganham pouco e, quando necessitam desse serviço precisam custear o deslocamento. Disse que pretende saber o porque de isso estar acontecendo.
Marco Aurélio Wermann (PT)
Cumprimentou à todos. Disse que no dia 20 de agosto a Casa receberá a primeira formatura do Curso de Gestão Pública, o qual vários Estrelenses cursam, na Ulbra. Sobre a Audiência Pública que haverá, na sexta-feira, às 9h, disse que há inúmeros problemas, entre eles de roçadas, a ponte da São José, o acesso da Boa União pela São José, todas as entradas da Boa União, problemas na via, falta de segurança, da mesma forma a Rota do Sol, que também desemboca no Boa União. Disse que no ano passado houve várias reuniões, da mesma forma dois acidentes graves motivaram uma mobilização que trancou a rodovia em frente ao Loteamento Popular. Outro assunto que será discutido é o Arroio do Ouro. Disse que muitos desses problemas sequer têm projetos para serem resolvidos. Disse que informações do Daer dão conta de que não há nenhum projeto em andamento, nem para o asfalto do Arroio do Ouro nem para os problemas do Boa União. Disse que a ideia é fazer o debate. Disse que será uma Audiência da Assembléia Legislativa, da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, que hoje é presidida pelo deputado Luiz Fernando Schmidt. Falou também do seu projeto do Dia do Funcionário de Escola, que hoje também é responsável por manter os educandários. Disse que em 2009 o presidente Lula também reconheceu os funcionários como educadores. Disse que há discussão no município, pois há dois turnos diferentes, de 44 horas e 36 horas. Em Estrela, hoje são cerca de 300 pessoas que trabalham como funcionários.
Jaci Inácio Hauschild (PP):
Cumprimentou à todos. Disse que muito se fala do atendimento do Pronto Socorro. Disse que foi fazer pesquisa do atendimento que está sendo feito nos postos de saúde no interior, onde está sendo deslocada a unidade móvel de saúde. Disse ter questionado algumas pessoas e, por unanimidade, foi elogiado o trabalho realizado. Falou da preocupação da Secretaria de Saúde pela permanência dos profissionais, pois muitos recebem melhores propostas de trabalho ou até mesmo abrem seus consultórios. Disse que a secretária Adriane Mallmann demostra preocupação com a contratação de bons profissionais. Disse que fez pedido para que unidade desloque-se também para Novo Paraíso. Pediu novamente a colocação de placas identificando os bairros do município, para facilitar a identificação, em especial por parte dos entregadores de mercadorias. Cumprimentou departamento de trânsito que está providenciando a colocação das mesmas.
Gilberto Fensterseifer (PP):
Cumprimentou à todos. Disse ter recebido reclamação daqueles que tem plano de saúde, que precisam ir para Lajeado para receber o atendimento adequado, diretamente no Pronto Atendimento da Unimed. A respeito dos roubos no interior, em especial na Lenz e São José, disse que os invasores demonstram prática. Disse que o BOE pegou motoqueiro em frente ao salão comunitário. Disse que mesmo em dia claro há ações de meliantes. Agradeceu a Brigada Militar pelo empenho em fazer a proteção no interior. Disse que há um grande movimento na Linha São José, por isso a ponte é fundamental. Disse que há ofício do Daer liberando o movimento de até 10 toneladas.
Jônatas dos Santos
Jônatas dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário