Problemas do Pronto-Socorro de Estrela


Na tarde de quinta-feira, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, ocorreu encontro da Comissão de Saúde do Legislativo com representantes do Hospital Estrela e da Secretaria de Saúde do município. 

Na pauta, as reincidentes reclamações sobre a demora no atendimento do Pronto-Socorro. Após ouvir as denúncias apresentadas pelos parlamentares presentes, a advogada do Hospital Estrela (HE), Rosemari Holfmaster demonstrou a necessidade de todas as reclamações serem encaminhadas por escrito. “Precisamos pontuar caso à caso, saber o horário, qual paciente foi atendido e quem prestou esse atendimento. 

Só assim identificaremos as situações que precisam ser melhoradas”, observou. Para efetivar o acompanhamento do tempo entre a chegada do paciente no PS até seu atendimento, o HE  comprometeu-se em adotar a entrega de fichas com horário.

Para o vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB), é preciso reconhecer de que há problemas, mas que podem ser resolvidos com a participação de todos. “O atendimento e os procedimentos realizados no Hospital sempre foram considerados de muita qualidade. 

A questão está unicamente focada no PS", observou. Já o vereador Marco Aurélio Wermann (PT) enfatiza de que a demora no atendimento pelos planos particulares como IPE e Unimed tem levado um maior público ao PS.


A secretária de Saúde, Adriane Mallmann voltou a pedir que a comunidade conscientize-se em procurar os Postos de Saúde do município para os casos menos graves. “Há muitas situações que devem ser resolvidas diretamente nos postos, mas isso é uma questão de consciência comunitária”, disse. Adriane ressaltou que, quando trata-se de saúde pública não se pode fazer um jogo de empurra. “Nosso objetivo comum é a saúde da comunidade”, finaliza.Agora a Comissão de Saúde formalizará as reclamações recebidas através dos vereadores em documento a ser enviado ao Hospital bem como acionará os planos particulares no Ministério Público para saber o motivo pela escassez de consultas. 

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