Projovem Adolescente em Estrela-RS

Projovem Adolescente em Estrela-RS

Alunos do Programa Socioeducativo Projovem, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Imigrantes, estão vivenciando a música como possibilidade de valorização dos direitos humanos, por intermédio do orientador social do Projovem, Glauco Vinícius B. Rodrigues, que iniciou o projeto “Conhecendo os Ritmos” possibilitando aos jovens, poder apropriar-se de diversos tipos de ritmos musicais traçando um paralelo entre o ritmo e a característica cultural que o mesmo fomenta.

O grupo já passou por três estilos musicais. No Pop trabalharam a canção “Epitáfio” do grupo Titãs; no Reggae desenvolveram a canção “Do lado de cá” da banda gaúcha Chimaruts e no Samba conheceram a canção “Essa tal liberdade” do grupo Só para Contrariar.Indo além da letra e da música, surgem momentos únicos de diálogo, que forma natural e tranquila.

“Buscamos uma influência positiva da música na vida dos jovens, estes três ritmos (Pop, Reggae e o Samba), tem influenciado pelo Brasil a fora, diretamente na moda (roupas, cabelos), comportamento (rastafari, cannabis, jeito despreocupado “ô mulheque!”), expressões (alegria, dor, esperança, fé e amor) dos nossos adolescentes”, enfatiza Glauco. Ele ainda salienta que são discutidos temas transversais do Projovem Adolescente, como por exemplo, na música “Essa tal Liberdade” surge alguns questionamentos: O que é liberdade? Será que todos são realmente livres? 

Quais os limites da liberdade?. “Através destas questões o tema Direitos Humanos é abordado, buscando desenvolver um senso crítico fomentando a formação de um coletivo questionador”, lembra.O ProjovemO Projovem Adolescente é realizado pela Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social em parceria com o Governo Federal

O programa visa orientar adolescentes sobre como buscar a capacitação e a superação de dificuldades existentes no cotidiano. Os encontros ocorrem nas segundas, quartas e quintas– feiras no CRAS Imigrantes das 14h às 16h30min.

Fonte - Prefeitura de Estrela

Nenhum comentário: