Mutirão leva conscientização ao Marmitt em Estrela-RS


Mutirão leva conscientização ao Marmitt

Na manhã de sábado (23), dezenas de servidores públicos fizeram um trabalho voluntário no Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos. O Mutirão da Paz foi uma ação concreta da Jornada de Combate às Violências e Pela Cultura de Paz, que ocorreu no mês de outubro com diversas palestras promovidas pela Secretaria de Saúde do município.

No Marmitt, crianças, jovens e adultos tiveram atividades especiais. A manhã iniciou com alongamento físico, incentivando uma vida saudável. Tendas foram armadas ao ar livre e realizadas atividades como verificação de pressão arterial e testes de glicose, oficina de orçamento familiar, de compostagem e criação de hortas em pequenos espaços. A contadora de histórias Cristina Müller levou às crianças mensagens anti-bulling e as psicólogas do município trabalharam o tema da violência doméstica com adultos e idosos.

No mesmo dia a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no bairro um mutirão para atualização do Cadastro Único, Bolsa Família e CNH Social, disponibilizando alguns de seus serviços como oficina de artesanato e instruções com a nutricionista Taís Pezzini. “As pessoas podem aproveitar muito mais dos alimentos, como o suco extraído da casca do abacaxi”, revela. A Banda do ProJovem, coordenada pelo orientador social Glauco Rodrigues, apresentou-se durante toda a manhã com a participação dos jovens atendidos pelo programa. Nas proximidades, no Posto de Saúde do bairro, cães receberam gratuitamente as vacinas.

“Foi, sem dúvida, um dia especial para a comunidade. Além dos serviços oferecidos, a temática do combate às violências foi trabalhada com todos”, afirma o secretário de Saúde, Elmar Schneider. Já o prefeito Carlos Rafael Mallmann, que acompanhou as atividades, agradeceu a voluntariedade dos servidores.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: