Faculdade La Salle de Estrela - Seminário de Turismo da Faculdade La Salle, trouxe dois palestrantes para debater o tema








Desenvolvimento do turismo em debate

Na sua segunda edição, o Seminário de Turismo da Faculdade La Salle, trouxe dois palestrantes para debater a importância do desenvolvimento deste segmento e também sobre a necessidade de preservação do patrimônio. O evento ocorreu no ginásio da Faculdade La Salle, na quinta-feira (dia 21).

O primeiro palestrante a falar foi o Pedro Henrique Bertolucci, que foi prefeito de Gramado por 16 anos e idealizador do Natal Luz. Ele apresentou a palestra “Case Gramado”. Conforme Bertolucci, o Natal Luz começou com uma procissão, realizada em um dia. O evento foi crescendo e, hoje, tem atrações durante cerca de 70 dias na véspera do Natal, trazendo, anualmente, 1,5 milhões de turistas para Gramado.

Entre as dicas que Bertolucci deu ao público foi que o turismo não pode depender da sazonalidade. Por isso, Gramado criou eventos no Natal, na Páscoa e também aproveita o inverno fazendo eventos para atrair turistas. O ex-prefeito também salientou a importância de ter uma cidade limpa, estruturada e com um povo acolhedor para receber quem vem de fora. “A população tem que estar apaixonada pela sua cidade para receber bem. Além disso, tem de haver uma estrutura de hotelaria, gastronomia e de compras para que o turista saia satisfeito”, destacou.

A segunda palestra do evento foi “Caminhos da Preservação”, com Vera Schultz, arquiteta com especialização em Intervenções em Edificações e Sítios de interesse Histórico-Cultural. “Hoje é importante criar métodos de preservação. As cidades precisam perceber essa importância do patrimônio como produto turístico”, salientou Vera.

O seminário teve ainda atrações como mostra de trabalhos dos Cemais Moinhos e Oriental, exposição de fotos antigas do site Nossa Dica, vernissage do artista plástico Sérgio Werle, mostra de prédios históricos (Secultur), Quarteto de Sopros de Estrela e a exposição “As engrenagens do Tempo – Bruno Schwertner 140 anos”.

O II Seminário Regional de Turismo foi uma realização da Faculdade La Salle com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

Nenhum comentário: