Monumentos de Estrela-RS - Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul


Monumentos de Estrela-RS - Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul

Em 2014 comemoramos os 190 Anos de Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul.

O Memorial da Aepan-ONG já vem realizando um trabalho de pesquisa, levantamento de dados, documentos, livros escolares e religiosos, fotografias, calendários que farão parte de uma mostra para marcar tão importante dada.

Na Praça Menna Barreto em Estrela há um Obelisco comemorativo ao 1o. Centenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul que foi festejado em 25 de julho de 1924.

Na oportunidade foi proferido um discurso pelo professor Leo Joas, em língua alemã, que traduzido diz o seguinte:

Mulheres brasileiras e concidadãos! Camaradas do povo alemão! Querida Juventude!

O dia 25 de Julho é a data que cada ano lembra a imigração alemã. Esta data foi instituída solenemente como feriado estadual durante o governo de sua excelência, o General Flores da Cunha. Assim este feriado nos reúne hoje todos aqui: Jovens e velhos, brasileiros de descendência alemã e alemães do reino alemão, sem diferença entre as diversas posições sociais ou religiosas.

Vamos todos celebrar este dia como sendo o maior dia de homenagem aos alemães neste país.

Com gratidão nos lembramos de nossos antepassados que um dia, há 100 anos passados vieram da Alemanha para o Rio Grande do Sul, sendo assim os primeiros alemães que chegaram às margens do Rio dos Sinos.

Aqui se instalaram e agiram com uma incrível tenacidade e perseverança. Mas também com uma fé inabalável em Deus e com uma firme confiança em si mesmos iniciaram a dura tarefa, de transformar a mata virgem e o agreste selvagem em uma pátria para si e para nós.

Se nós hoje ouvimos da boca de políticos e escritores famosos deste país, exaltarem a colonização alemã como um fator principal para o desenvolvimento do Brasil, então isto deixa os nossos corações mais alegres. Nosso sangue circula mais rápido, lembrando com justo orgulho o sucesso dos esforços alemães, atividades permanentes e eficazes, sua sabedoria e seu conhecimento operacional.

Para cada um que quiser ver, aí está a benção que paira sobre o trabalho alemão realizado, visível sobre a cidade e país.

Será que hoje ainda podemos nos imaginar o crescimento e desenvolvimento deste país, sem lembrar que a população alemã tem uma grande participação neste progresso? O comércio, a indústria, a agricultura e a criação de gado foram significativas para o crescimento desta economia.

Casas acolhedoras, igrejas majestosas, escolas e clubes de recreação, terras plantadas, grandes casas comerciais e escritórios, chaminés de fábricas expelindo fumaça, estes todos são testemunhos do esforço, realização e da capacidade alemã.

São testemunhas de ação e de ordem para o progresso.

Por isto, se nós hoje vamos depositar uma coroa no Monumento da Imigração Alemã, fazemos isto em grata lembrança à nossos pais que começaram este trabalho aqui. Também o fazemos para as próximas gerações que darão continuidade a esta tarefa.

Agora caberá a nós, nos mostrar dignos deste legado que recebemos dos nossos pais, o que eles de mais sagrado tinham: nosso jeito der ser alemão, nossa maneira de conservar e promover estas propriedades.

Perdendo esta meta de vista, perderemos a nós mesmos... Cometeríamos traição contra o próprio sangue, e esta traição se vinga no próprio sangue.

Nada é mais verdadeiro do que esta palavra...

Muitos talvez um dia, se farão amargas acusações que eles não tenham transmitido a seus filhos o legado recebido de seus pais: a língua materna alemã. Talvez os acusadores sejam os seus próprios filhos, por terem sido traídos pelos pais.

Pais e mães do povo alemão: "Dai a vossos filhos o bem mais precioso que vocês têm.

Ensinem seus filhos a rezar para Deus em língua alemã e conversem durante as refeições em família em alemão com eles.

Porém, é um dever óbvio, que cada um saiba dominar a língua paterna do país. Isto, porém, não exclui que não se possa falar e lembrar sempre também a língua materna.

A língua alemã nos transmite um legado precioso que durante 100 anos contribuiu de maneira extraordinária para o crescimento cultural e espiritual deste país...

Por isto o nosso governo deve e deverá ter um cuidado todo especial em manter este bem cultural. Pois já em Porto Alegre, há alguns anos, um renomado político brasileiro falou as seguintes palavras frente uma multidão de mais mil pessoas de descendência alemã: Fiquem sempre o que vocês são.... E isto queremos sempre ser....

Não nos queremos responsabilizar em perder nossos costumes, a língua alemã e nosso jeito de ser, pois assim nos tornaríamos cidadãos sem referências que em nada serviriam ao Brasil...

Queremos nos apegar a nossa língua materna para que os nossos pais descansem em paz nos seus túmulos.

Quando o trabalho um dia será tomado de nossas mãos, quando nos vamos reunir com os nossos pais, então nós vamos poder dizer a eles: "Nós cuidamos verdadeiramente da herança deixada a nós. Passamos esta herança adiante para as mãos dos netos e está bem cuidada."

Assim, meus queridos compatriotas, vamos festejar este dia:

"Para honra dos pais, a nós como defesa a aos nossos filhos, como ensino."
SALVE !

Leo Joas, nasceu em Walkertshofen na Baviera, Alemanha em 1895.
Em1922, formou-se em Educação Física em Mindelheim.
Veio para Estrela em 1923 recrutado pelo Prof. Georg Black a pedido da Sociedade Ginástica de Estrela, onde exerceu suas
atividades até 1943. 
Faleceu em 1949 em Estrela.

Pesquisa - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela




Nenhum comentário: