Estrela-RS - Defesa Civil realiza capacitação regional


Defesa Civil realiza capacitação regional

Na quarta-feira (20), a Defesa Civil de Estrela promoveu o Programa de Capacitação para Coordenadores da Defesa Civil com a finalidade de operacionalizar os pluviômetros semi-automáticos nas comunidades.

Estrela receberá dois aparelhos que serão instalados na sede da Defesa Civil e na Escola Municipal de Educação Infantil Estrelinha. Com o custo de R$ 4,3 mil cada, apenas Estrela será contemplada no Vale do Taquari. Os aparelhos devem ser instalados até o final do mês.

Participaram da capacitação também os municípios de Três Coroas, São Sebastião do Caí, Soledade, Nova Santa Rita, São Francisco de Paula e Fontoura Xavier, todos contemplados com um aparelho.

Os pluviômetros são importantes para criar uma cultura de prevenção nas cidades. Conforme o coordenador da DC de Estrela, Jorge Both, o município já solicitou outros dois aparelhos automáticos para serem instalados na Delfina e na Linha Winck, e outros dois semi-automáticos, na Emef Leo Joas e no batalhão do Corpo de Bombeiros. “A ideia é com que a comunidade tenha acesso ao pluviômetro e até capacidade para fazer a leitura do mesmo”, revela Both.

O vice-prefeito Valmor Griebeler, que prestigiou o treinamento, falou da importância do trabalho realizado em Estrela, que serve de referência no Estado. A capacitação foi ministrada pela técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Nacionais, Maria Rita Souza Fonseca e pela assistente social da Secretaria Nacional da DC, Talime Teleska Waldow dos Santos.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: