Estrela-RS - Secretário Hilário Eidelwein fala do Recolhimento e tratamento do Lixo


Estrela – R$ 2 milhões em 2013 para recolhimento e destinação correta do Lixo

O município de Estrela possui uma população estimada para 2013 de 32.309 pessoas conforme dados do IBGE. A área do município é de 184,176 (km²). A densidade demográfica é de 166,25 (hab/km²). Aproximadamente 11 mil domicílios mais indústrias e comércio.

Este contingente populacional produz 19 toneladas de lixo por dia, ou seja, 588g de lixo/dia por pessoa. Um verdadeiro desafio para todos, munícipes e autoridades. 

O custo é caríssimo, desde a coleta até destinação final do lixo, podendo chegar a R$ 2 milhões de reais em 2013

Para entender toda complexidade que envolve a situação de recolhimento e destinação correta dos resíduos sólidos em nosso município, conversamos com o Secretário do Meio Ambiente Saneamento Básico, Sr. Hilário Eidelwein.

Recolhimento do Lixo:

O recolhimento do lixo ocorre diariamente em Estrela. Não é feita coleta apenas no Ano Novo, Sexta- Feira Santa, Páscoa e Natal.

Criou-se uma tabela para recolhimento do lixo seco e orgânico, contendo os dias e horários que o caminhão coletor passa nos bairros e comunidades do interior. A referida tabela foi amplamente divulgada.

Segundo Hilário Eidelwein, os caminhões que fazem o recolhimento dos resíduos são monitorados, via GPS (Sistema de Posicionamento Global), pela Secretaria do Meio Ambiente praticamente em tempo real para acompanhamento dos serviços prestados. 

UTL - Usina de Tratamento do Lixo:

A UTL foi inaugurada no ano 2000 no Distrito de Delfina. Trabalham no local, 24 funcionários contratados, 14 concursados, um encarregado, quatro vigias e uma pessoa no Canil Municipal. 

A área ocupada pela Usina é de 3,9 hectares. Tudo é monitorado por câmaras de segurança. O que ocorre, durante o tempo todo, é registrado em vídeo. Máquina, caminhão, esteiras, bombas de água e outros equipamentos são utilizados para manipulação dos rejeitos.

Os funcionários recebem Equipamentos de Proteção Individuais. A água consumida no local é de responsabilidade de empresa contratada para evitar contaminação das pessoas, disse Hilário. Cinco ventiladores industriais enormes são utilizados para amenizar o calor no Galpão de Triagem. Além disso, é colocado um ônibus a disposição, para levar e trazer os funcionários.

Todo caminhão de recolhimento de lixo que chega ao local é pesado antes e depois de descarregar.

Muitas escolas trazem alunos para conhecer a UTL que é considerada modelo no Vale do Taquari. Mas Hilário adverte, queremos melhorar ainda mais.

Esteiras de separação dos resíduos:

Por duas esteiras passam o lixo que é classificado pelos funcionários. Uma para resíduos limpo que já foi separado nas residências e outra para lixo misturado com matéria orgânica.

O material reciclável é prensado na UTL e colocado em fardos que depois são leiloados. O ano de 2013 vai fechar com quatro leilões realizados.

Garrafas Pet são separadas conforme a cor, diversos tipos de plástico, alumínio, lata. Tudo é controlado detalhadamente e pesado. A Secretaria tem planilhas de controle diário de todo conteúdo.

Célula de Rejeito:

Na época da instalação da UTL a produção de lixo no município era de 5 toneladas/dia e hoje passou para 19 toneladas/dia.

A Célula de Rejeito, espaço onde é encaminhada a parte do lixo não reciclável, foi inicialmente projetada para 20 anos, mas está se esgotando após 13 anos de sua utilização. O Secretário Hilário afirmou que durante algum tempo a Célula foi mal utilizada.

Uma verdadeira montanha de lixo se observa no local. A cada dez dias o rejeito é compactado, e colocado uma camada de terra por cima.

Uma nova célula já está sendo projetada para outros dez anos de utilização. Empresa contratada está elaborando o projeto que será encaminhado para licenciamento.

O Chorume que é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas recebe tratamento em diversas lagoas instaladas na área da UTL. Essa preocupação, afirma Hilário, é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. 

Com relação à utilização do gás metano liberado pela Célula de Rejeitos, ainda é precoce em se fazer devido à tecnologia disponível ser muita cara.

Algumas Recomendações:

O Secretário Hilario Eidelwein reforça a importância da separação do lixo nas residências. Esse simples cuidado agiliza os trabalhos na UTL, e agrega valor aos materiais recicláveis.

Eletrônicos, pilhas, lâmpadas fluorescentes, baterias, frascos de resíduos tóxicos e seringas, não devem ser colocados no lixo que será encaminhado para UTL. Neste caso entrar em contado com Secretária do Meio Ambiente pelo telefone 3981-1044, para dar destino correto aos resíduos.

Composteira Caseira é uma boa medida para diminuir a quantidade de lixo orgânico encaminhado para Usina. 

O Secretário pediu ainda para não colocar papel higiênico e fraldas no lixo seco, acondicionando separadamente.

Outra sugestão é a retirada das tampas das garrafas pet. As garrafas não podem ser prensadas com tampas, sendo necessário um funcionário na Usina somente para retirá-las. As tampas das garrafas pet podem ser encaminhadas a Liga de Combate ao Câncer.

Cada um fazendo a sua parte teremos um planeta com melhor qualidade de vida, finalizou o secretario Hilário Eidelwein.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folha de Estrela


















Nenhum comentário: