Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estrela de 21.11.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Folha de Estrela de 21.11.13


MAGRA-INVENTIVA:Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Hoje não tem.

FRASE: "Um é Bom, dois é Maxi e tres é Walter" (Gremista gozador, no Salão do Hermes e Leonardo.)

Esta, é uma novidade que vai deixar muita gente pronta para votar: A Miss Brasil 2012, teutoniense Gabriela Markus, se filiou no PMDB. Até aí, todos sabem. Mas tem outra: Ela deverá concorrer a Deputada Estadual, no ano que vem. Acho que o Vale do Taquari já pode contar com uma representante na Assembléia Legislativa. O que ela vai fazer de votos... Ah, e já sei quem é o coordenador de sua campanha.

No feriado de 15 de novembro, aconteceu a eleição do Mala do Ano, tendo por local a Cova da Lontra, na Linha Lenz Fundos. Foi eleito como Mala 2014, João Auri Scheeren, que ostentará o título pela segunda vez. "O atual mala Gastão Wagner vai passar a coroa provavelmente no mes de janeiro", disse Antonio Kohler, autor da pesquisa espalhada pelo município, no dia anterior a eleição. O vice, ficou Carlos Hauschild, o Naninho, proprietário do local. No total, 28 pessoas foram votar.

SAÚDE I - Ontem pela manhã, no Estrela Palace Hotel, o Prefeito Rafael Mallmann e o Secretário da Saúde Elmar Schneider passaram informações preciosas para a imprensa. Por exemplo: Vai aumentar o número de consultas médicas para a população de Estrela. Das atuais 1.076 vai para 1.344 - o aumento é de 268 por mes.

SAÚDE II - O Posto de Saúde Central, não tinha pediatra à tardinha. Agora vai ter após as 18h, com 20 consultas por dia. E nas sextas feiras, teremos consultas para idosos no Posto de Saúde do Bairro das Indústrias.

SAÚDE III - E um grande passo: Atualmente temos uma equipe de Saúde Família nos Bairros Imigrantes e Moinhos, mas sem médico. "Vamos ter as duas equipes completas, com médicos, com 40 horas por semana. De manhã atenderão no Posto de Saúde e de tarde nas casas - Será o Médico da Familia", disse o Schneidinha.

SAÚDE IV - E dia 21 de dezembro, será entregue um presente para a Comunidade de Moinhos: Será inaugurado o Posto de Saúde do Bairro. Vai ser as 9h da manhã a recepção e as 9h e 30min a abertura oficial.

SAÚDE V - E quinta-feira saiu no Diário Oficial do Estado: Foram autorizados R$ 200 mil para a Secretaria da Saúde (trabalho do Schneidinha) comprar duas vans/ambulâncias para 15 passageiros. Hoje tem só uma, de 2004 com 690m mil Km rodados. Os trâmites estão em andamento e a licitação sai até março.

Novidade: Airton Böhmer me informou que surgiu o Residencial Duísa e quem comprar apartamente de um dormitório, sua imobiliária disponibiliza assinatura da escritura sem custo (só o ITBI e Registro de Imóveis). E quem comprar apartamento de dois ou tres dormitórios, ganha um ar condicionado Split de graça (só paga a instalação). Legítimo presente de Papai Noel. Vou conversar com o Airton, vale a pena.

A Primeira Dama de Estrela, Carine Schwingel informou: Teremos uma Mega Programação Natalina. Dia dois de dezembro, as 20h e 30min, em frente a Prefeitura, vai ter apresentação da OSPA! Dia 17, o Conjunto Barbarella, dia 19 a Liga de Corais, dia 22 Antônio Gringo, dia 23 o Tchê Guri e dia 27 o Alma Nova. A abertura dos festejos é dia 29 de novembro, com vários shows. Além disso tudo, teremos ainda apresentações do Grupo Maracutaia, Banda do Sesi, Banda Municipal de Estrela e Grupo Escaletas. Muita coisa bonita nos festejos Natalinos. Ah, e dia seis o primeiro sorteio das Notas Fiscais.

O Comandante do 40º BPM de Estrela, Major César da Silva esteve na Câmara fez uma apresentação das atividades. E falou da carência de pessoal: Precisa de 68 e tem disponiveis apenas 34. Para aumentar o número sugeriu a criação de um auxílio-aluguel para atrair brigadianos, o que os vereadores apoiaram. O Secretário do Planejamento Marco Wermann me disse que sugeriu criar uma comissão com vereadores, secretários, entidades e BM para ir a Porto Alegre pedir aumento de efetivo.

Paulão Scheeren (PPS) falou dos Mensaleiros na Tribuna. Disse que "enfim falam que eles vão prá cadeia, mas com nossas leis vai ser dificil alguém ficar lá". Comentou ainda que "uns alegam que são presos políticos, mas esqueceram que o partido deles é que está no poder". José Alves (PTB) disse que as prisões são "Papai Noel, amanhã vão ficar presos em casa". Felipe Shossler (PPS) lembrou que preso político era no tempo da ditadura, ninguém tinha direito a nada, "agora, eles tem todos os privilégios".

Marcelo Braun (PSDB) disse que com a tempestade de sexta-feira, locais do interior do município ficaram sem luz por dois dias, prejudicando protudores rurais. "Tem que trazer a AES Sul na Câmara, eles tem que se explicar". Ernani de Castro (PMDB) disse que no Bairro Pinheiros faltou luz dois dias em alguns locais e Lorena Hauschild (PR) afirmou que em Novo Paraiso ainda tem postes caídos.

Aloisio Mallmann, presidente da UAME, mais algumas candidatas do Garota UAME e integrantes de diretorias de Associações de Moradores estiveram na Câmara convidaram os Vereadores para o baile deste sábado, na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias. O sucesso já está garantido.

Nenhum comentário: