Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estela de 14.11.13


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estela de 14.11.13

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS: 
ÉLIO (PTB): “Eles estão entertidos lá”.
ÉLIO (PTB): “O trabalho está bastante dificultativo...”
ÉLIO (PTB): “Vou dormir tranquilo porque meu salário está pago pelos próximos quatro anos, com a verba que consegui para Estrela do Governo Federal”.
ÉLIO (PTB): “A administração atual do ano passado não estava deste jeito”. 
FELIPE (PPS): “Se o projeto for aprovado terá meu voto favorável”.
VANDERLEI (PR): “Peço que incluia a Rua José Fell para o recolhimento do lixo”.
GÉRSON (PT): “Por isso, hoje era isso e muito obrigado”.

FRASE: “Depois que o professor público deixou de ser bem remunerado, houve a necessidade de criação de muitos cargos assistenciais, como o Conselho Tutelar” (Assíduo frequentador de Sessões da Câmara)

Sucesso absoluto o 5º Encontro de Ex-Atletas, Ex-Dirigen-tes e Amigos do Estrela FC. Detalhes, nas páginas 10 e 11 da edição da Folha de Estrela desta semana.

Na Assembléia Mensal da Uame, semana passada na Associação dos Moradores do Bairro Moinhos, foi colocada em votação a intenção do Prefeito Rafael Mallmann de vender os prédios das Secretarias da Saúde e Agricultura e aplicar a verba na recuperação de parte do prédio da Ex-Polar, onde será o Centro Administrativo com todas as Secretarias. A atual Prefeitura será transformada em um Museu. Presentes representantes de nove bairros e a votação foi unânime: Todos aprovaram. O Presidente da Uame Aloisio Mallmann encaminhou ofício ao Prefeito, informando a posição da entidade.

Lorena Hauschild (PR) deu uma boa notícia: A SAMU, que está muito complicada par atender emergências, parece que vai mudar. Segundo a Vereadora, hoje quando se liga ao 190, quem atende é Porto Alegre e muitas vezes a pessoa já faleceu quando a ambulância chega. “Estrela terá uma unidade básica com duas ambulâncias até fim de fevereiro, daí o atendimento será mais rápido”. 

José Alves (PTB) disse que com as intensas chuvas do início da semana, mais de 100 casas foram invadidas pela água da chuva intensa, pois as bocas de lobo não deram vazão. “Estrela foi mal planejada”. Disse que tivemos também muitas casas destelhadas ou com telhas quebradas com o granizo. Ele se parabenizou com os Secretários e Defesa Civil pelo amplo atendimento. Ressaltou ainda o trabalho da Poclain enviada pelo Governo do Estado, que abriu dois valões nos Bairros Imigrantes e Moinhos: “Este trabalho ajudou muito a escoar a água das intensas chuvas que atingiram nosso município”, ressaltou.

José Alves também referiu-se ainda a obras que estão sendo projetadas pelo Executivo para 2014: “Se a dor dava no ombro, vai descer para o cotovelo”, afirmou. Segundo o Vereador muito trabalho já está sendo feito e muito mais está para iniciar, “Estrela está crescendo cada vez mais”. 

A Professora de Turismo Paula Castro esteve na Câmara convidando os Vereadores para o 2º Seminário de Turismo dia 21 as 18 na Faculdade La Salle. Disse que Estrela precisa planejar mais sua cultura histórica, por isso teremos palestras de uma arquiteta especialista no assunto e do ex-Prefeito de Gramado que lá criou o Natal Luz.

O Conselho Tutelar usou a Tribuna Livre e fez um relato das atividades desde julho. Foram 330 atendimentos e foi elogiado o relacionamento com o Executivo Municipal. Os maiores problemas são que crianças até 12 anos faltam às escolas e dos 14 aos 16 anos, pelo alcoolismo e drogadição. Os integrantes do Conselho Tutelar de Estrela, que diga-se de passagem estão realizando um excelente trabalho, falaram também das dificuldades e das prioridades. Os Vereadores ficaram satisfeitos com o que ouviram.

Felipe Schossler (PPS) disse que o Rio Grande do Sul investe muito pouco em saúde e em rodovias (esqueceu a educação). “Na hora de pedir votos, prometem mas depois nada é feito”, afirmou o Vereador.

Vanderlei Eidelwein (PR) informou a realização da 6ª Edição da Noite de Talentos, promoção da Associação de Moradores do Bairro Auxiliadora. Vai ser agora dia 22, a partir das 20h na sede da entidade e “todos estão convidados para se fazer presentes, para assisitir ou até para mostrar seu talento no palco, para todos os presentes”, afirmou. 

Por sua vez, Adriano Scheeren repassou o convite de Hélio Musskopf, presidente da Sociedade Santa Cecília, para a festa dos 137 anos da entidade, neste domingo no Cristo Rei. Disse que muitos corais se farão presentes, entre eles, o Coral Santa Cecília de Arroio do Ouro, do qual o Vereador participa como cantor.

Está chegando o dia 23, a data do Baile de Escolha da Garota Uame 2014/15. Vai ser na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias, com animação da Banda Paradigma. Execelente o trabalho do Salão Elegance com as 16 candidatas - aliás, número record de participantes. As fotos das garotas estão na Página 13, da edição da Folha de Estrela desta semana. Vai ser uma dificuldade de escolha para o Corpo de Jurados, com certeza, porque as candidatas são muito bonitas. Júlia Tomasi, do Bairro Cristo Rei, atual Soberana, vai entregar a faixa para sua sucessora. O sucesso do evento já está garantido.

Nenhum comentário: