Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do ambientalista Jorge Scherer. na pauta: Rio Taquari exuberante
O Rio Taquari atinge bom momento no ano em se tratando das condições ambientais de suas águas, segundo constatação do ambientalista da Aepan-ONG Jorge Scherer que realiza o monitoramento do recurso hídrico, tendo por local o Parque da Lagoa e Escadaria na Rua Arnaldo J. Diel.
O aspecto negativo com relação à água foi a presença de lixo, principalmente plástico boiando no Rio.
No que refere-se à mata ciliar, encontra-se inalterada em relação ao último levantamento. Identificadas árvores como: Sarandi, Amoreira e Guapuruvu entre outras. Muitos pássaros como: Quero-Quero, Sabiá, Canário e Martim Pescador. Lixo presente também na mata como plástico e madeira.
No decorrer do ano não houve maiores sobressaltos nas temperaturas da água e no mês de agosto está dentro do esperado para época do ano, meio do inverno se encaminhando para o início do primavera.
Com relação a precipitação pluviométrica (chuva) está abaixo da média mensal para o mês de agosto. Chuva é importante para o Rio para diluir a poluição orgânica informou Scherer.
Ele constatou que o Rio tem sido muito utlizado por alunos do Projeto Navegar da SMEL e da AECA, a partir da Escadaria do Rio Taquari, e isso é importante para valorização do recurso hídrico. Ninguém ama o que não conhece reforçou o ambientalista.
Conforme a SMED-RS que divulga dados coletados pela Netsenses-Univates, o Rio Taquari apresenta nível normal de 22 de julho até 21 de agosto de 2016 com mínima de 12,61m e máxima 13,22m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário