Dia do Gaúcho com Costelão no CTG Raça Gaudéria


Com o início oficial da Semana Farroupilha, as tradições gaúchas se tornam mais presentes no Rio Grande do Sul. Fazer churrasco é um hábito de quase todos os fins de semana para boa parte dos gaúchos.  Mas no dia do Gaúcho o Costelão do CTG Raça Gaudéria se tornou cardápio indispensável para muitos estrelenses.

Abaixo ensinamos como é preparado o Costelão, prato famoso no Rio Grande do Sul.


A primeira coisa é ter uma carne de boa qualidade, com a costela grossa, pois ela vai pegar 12 horas de fogo. Tem que ter uma espessura boa para aguentar o tempo todo. Isso é importante para que não perca o sabor. Depois de espetada, você molha a carne para espalhar o sal grosso. O sal vai manter a umidade da carne.

Os gaúchos espetam a costela de cerca de 20 kg. Os ossos mais grossos ficam para baixo, para que suportem o fogo mais forte, impedindo que a carne fique seca.

Costela só se tempera com sal grosso. A água ajuda a segurar o sal. O melhor método para salgar é com a mão mesmo. Não precisa economizar no sal porque não vai passar do ponto. A dosagem é cobrir toda a carne.

Feito o preparo da carne, chega a hora de levar para o fogo. A chama é acesa apenas com carvão. Alguns gravetos ou casacas de madeira podem auxiliar no início para que o fogo tome forma. A carne só é colocada na churrasqueira quando o fogo "pegou": a chama fica mais baixa e a brasa fica incandescente.

Não tem termômetro para saber a temperatura ideal do fogo. Coloca a mão dentro da churrasqueira, conta até 10. Se conseguiu ficar com a mão, está no ponto. Se começa a queimar a mão, o fogo está muito forte e vai queimar a carne. A altura ideal do fogo é de 80 centímetros a 1 metro. A chama não pode chegar perto da carne, pois torra por fora e fica crua por dentro".

Feito todo o procedimento, só resta esperar. A costela leva por volta de 12 horas para ficar pronta. O ponto certo é quando a carne encolhe e os ossos começam a se soltar. Aí é só escolher o acompanhamento ideal e saborear um delicioso churrasco.

Fotos - facebook





Nenhum comentário: