CACIS Estrela-RS - Candidatos à Prefeitura falam de suas propostas - Joel Mallmann, Rafael Mallmann e Aloísio Mallmann

Joel Mallmann, Rafael Mallmann e Aloísio Mallmann
com Pedro AAntônio Barth - Presidente da Cacis
23 de setembro de 2016

Cacis - Empresários conhecem propostas dos candidatos a Prefeito 

Os empresários de Estrela conheceram as propostas dos três candidatos a prefeito. Aloisio Mallmann (PSD), Joel Mallmann (PR) e Carlos Rafael Mallmann (PMDB) apresentaram seus planos para o município, na reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis). O evento ocorreu,  no Estrela Palace Hotel. 

Os candidatos responderam a perguntas sorteadas sobre  saúde, educação e segurança pública; indústria, comércio e serviços; mobilidade urbana; meio ambiente e turismo; e gestão pública. As questões foram elaboradas pelos empresários ligados a Cacis. 

O presidente da Cacis, Pedro Antonio Barth, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de se conhecer os candidatos que se apresentam para administrar a Prefeitura de Estrela.

Veja o que é proposto por cada candidato:

Joel Mallmann (PR): Formado em Ciências Jurídicas, Sociais e História pela Unisinos. Atualmente atua como professor. Tem como colega de chapa Eduardo Wagner (PR):

Instituição de Ensino Superior: Disse que a vinda da Faculdade La Salle teve impacto positivo na comunidade estrelense. Disse que pretende firmar parceria para aquisição de um terreno para Faculdade. Destacou que hoje a comunidade tem alternativa de curso superior, não precisando se deslocar para outros municípios. 

Indústria, comércio e Serviço: Disse que a Estrela Multifeira é um evento consolidado. Pretende adquirir uma área de terras para instalação de um Parque de Eventos. Segundo o candidato, a realização do evento no Porto deu certo, mas não é possível ficar na dependência.

Mobilidade Urbana: Afirmou que Estrela é uma cidade antiga projetada no século XIX que possui problemas que precisam ser resolvidos urgentemente. Medidas serão tomadas em parceria com Cacis. Pretende instalar semáforos com objetivo de disciplinar o trânsito para amenizar a situação do trânsito. Disse que existe a cultura da veneração do automóvel, uma lógica que precisa ser repensada.

Turismo: Setor que mais tem crescido no Brasil destacou o candidato. As pessoas estão vivendo mais e aproveitam para passear. Disse que é preciso aproveitar a oportunidade. Pretende entregar a Cascata de Santa Rita para iniciativa privada explorar e remodelar o Parque Princesa do Vale. Vai ampliar ou criar nova rota turística em Estrela. 

Secretários: Assumiu compromisso de utilizar critérios técnicos e políticos na escolha dos novos secretários municipais. Mas quer pessoas idôneas. Não está descartada possibilidade de diminuição do número de secretarias. Estudos estão sendo realizados por sua equipe para diminuir o tamanho da máquina pública. Disse que a Prefeitura precisa ser eficiente no atendimento à população.

Finalizando: Afirmou que não faz promessas do que não pode cumprir. Não vai fazer aventuras. Quer construir um lugar melhor para viver. Disse que as pessoas estão desiludidas com a política. Muitas promessas e poucas que se traduzem em ações com critérios sérios e conscientes. Vai implementar boas parcerias para corresponder com as expectativas dos eleitores. Agradeceu a oportunidade e sua família.

Rafael Mallmann (PMDB) – Advogado com pós-graduação em Gestão Pública. Atual prefeito de Estrela. Tem como colega de chapa Valmor Griebeler  (PV).

Administração: Destacou que seu governo conquistou R$ 50 Milhões através de projetos encaminhados à Brasília. Afirmou que o município é líder em transparência no Rio Grande do Sul. 

Saúde: Afirmou que seu Governo deu destaque para saúde preventiva. Três ESF - Estratégia de Saúde da Família foram criados (Indústrias, Marmitt e Imigrantes). Atualmente são aplicados 23,8% do orçamento em saúde. Destacou a construção da Unidade Básica de Saúde da Boa União e ampliação do Bairro Imigrantes. Cinco gabinetes odontológicos novos foram adquiridos.

Agricultura: Afirmou que o faturamento com agricultura e pecuária subiu substancialmente durante seu Governo. Disse que promoveu o desenvolvimento no interior. Auxiliou a terraplenagem para construção de empreendimentos, incentivou as agroindústrias e liberação de açudes para produção de peixes. Melhorou o espaço da Feira do Produtor. 

Mobilidade Urbana: Disse que as questões relativas ao trânsito e possíveis modificações serão discutidas com a Cacis e outros seguimentos da comunidade. Contou que contratou uma empresa para implantar o Plano de Mobilidade Urbana no município.

Meio Ambiente: Afirmou que deu continuidade à Educação Ambiental através da Sala Verde que foi mantida. Seu Governo cuida do meio ambiente, das pessoas e do desenvolvimento sustentável. Agilizou as licenças para projetos rurais. Deu condições para reformas de imóveis na orla do Rio Taquari. Destacou a nova Lei dos Loteamentos. 

Gestão Pública: Na opinião do candidato, o município deve crescer de forma ordenada seguindo o determinado no Plano Diretor, cobrando de acordo com a possibilidade de cada investidor. Com relação ao funcionalismo destacou que a metade do 13º deste ano já está pago. Foi determinado o calendário de pagamento dos salários dos servidores que nunca atrasou um só dia. Fornecedores da Prefeitura estão sendo pagos em dia.

Finalizando: Afirmou que o município evoluiu em muitos aspectos, mas que não foi possível fazer tudo. Destacou a Escola da Inteligência e a construção de duas novas EMEIs e construção do projeto Nova Morada I e II. Falou da pavimentação de diversas ruas e da criação do Fundo Municipal da Pavimentação. Do turismo de eventos: Natal na Praça, Estrela Multifeira, Maifest, e da revitalização da Escadaria do Rio Taquari. Agradeceu o apoio da família.

Aloísio Mallmann (PSD) – Lider comunitário, cooperativista e servidor da Corsan. Fundador do PSD de Estrela. Seu colega de chapa é Carlos Bruxel (PDT).

Segurança Pública: Disse que atualmente a situação é de muita criminalidade no município de Estrela. Vai promover reuniões com o Comandante da BM para ter mais policiais. Quer implantar o auxílio moradia dos brigadianos como incentivo para os mesmos residir na cidade. Além disso, afirmou que câmeras de segurança são importantes para o comércio e vai criar a Guarda Municipal. Vai melhorar a iluminação no interior do município.

Novas empresas e empresas existentes: Pretende criar um fundo para novos empreendedores, gerido sem a participação dos políticos. Vai buscar novas empresas para transformar Estrela em Polo Moveleiro e Metal-Mecânico que serão instalados em Distrito Industrial a ser criado no seu Governo. Agricultores serão grandes investidores. Vai dar todo apoio para empresas que já estão atuando e produzindo desenvolvimento.

Mobilidade Urbana: Vai criar uma nova Avenida  para acabar com o gargalo da Rua Coronel Müssnich. Afirmou que a mobilidade deve ser planejada para o futuro e que vai buscar recursos através de projetos para serem investidos no município. Vai dialogar com a comunidade para encontrar saídas para os gargalos existentes no trânsito de Estrela. Informou que José Paulo Dornelles Cairoli Engenheiro e empresário do setor primário, comércio e de serviços, atual vice-governador do Rio Grande do Sul vai apoiar as iniciativas de Estrela.

Plantio de Flores e Árvores: O candidato afirmou que é importante usar o bom senso para realizar podas de árvores. Que o embelezamento do município deve começar pala casa das pessoas. 

Planejamento Estratégico: Afirmou que vai criar um Centro de Eventos e um Parque Tecnológico. Será muito bem organizada sua política de investimentos. Fará parcerias com a Faculdade La Salle e Cacis que já participaram da construção do Plano Municipal Estratégico. Vai investir em mais calçadas de passeio e pavimentação de ruas e não vai se esquecer da saúde que terá grande prioridade.


Finalizando: Disse que vai trabalhar em conjunto com a comunidade. Pediu para Cacis integrar as agroindústrias rurais na entidade. Lembrou do trabalho que realizou no Colégio Santo Antônio que passou por grandes dificuldades e com o apoio de todos os pais foi possível reestruturar a instituição de ensino. Agradeceu o apoio da família.







































Nenhum comentário: