Candidatos à prefeitura de Estrela - Veja o que foi dito no debate da Rádio Independente

Os candidatos à prefeitura de Estrela protagonizaram debate realizado pelo Grupo Independente. Tendo em vista lucidar as suas propostas de campanha para a comunidade estrelense, Carlos Rafael Mallmann (PMDB), Joel Barcelos Mallmann (PR) e Aloísio Leo Mallmann (PSD) responderam questões de interesse público.

A programação teve início às 10h e encerrou por volta das 11h30.

O debate teve cinco blocos, com apresentação dos candidatos, perguntas entre si com temas determinados e livres, resposta sobre temas sorteados e considerações finais. Eles falaram sobre obras e infraestrutura, saúde, assistência social, gestão pública, educação, agricultura e meio ambiente. 

Estrela-RS possui população estimada em 32.950 habitantes e 25.504 eleitores. 

Veja o que foi dito pelos candidatos:



Aloísio Mallmann (PSD): Lider comunitário, agricultor, vereador eleito em 2008, 35 anos de serviços na Corsan, membro da APASA - Colégio Santo Antônio e fundador do PSD de Estrela-RS - concorre pela coligação PSD e PDT sendo seu vice - Carlos Bruxel.

Disse que o maior problema do trânsito em Estrela e a falta de interligação dos bairros. Disse que vai trabalhar para melhorar a situação.

Na Saúde destacou a importância para fornecimento de medicamento básico e realização de consultas. Garantiu apoio ao Hospital Estrela. 

Fez relação ao bom senso nas questões do Meio Ambiente. A liberação de projetos precisam ser agilizados para atender a comunidade. 

Destacou o PIB do município em grande parte devido ao setor rural do município. Quer investimentos para o jovem permanecer na agricultura. Também cursos e transporte para alunos do interior. Afirmou que conhece o interior de Estrela pois sempre conviveu na área rural. 

Na educação afirmou que vai valorizar os professores da Rede Municipal. Quer qualidade no material especialmente com acesso a informática. Preparar alunos para o futuro. Quer parcerias com os CPMs das escolas municipais. 

Finalizando reforçou sua disposição para fazer um trabalho sério e com transparência. Garantir acesso da população para definição de prioridades. Valorização das crianças e idosos. Não quer políticos nas secretarias e sim técnicos com cara nova.



Joel Mallmann (PR) - Formado em Ciências Jurídicas e História pela UNISINOS. Leciona em três escolas. Foi vereador eleito para três mandatos - 2000, 2004 e 2008. Foi secretário da Administração do Governo Mânica. Concorre pela coligação (PP, PPS, DEM e PRB) sendo seu vice - Eduardo Wagner (PR). 

Afirmou que vai incentivar a instalação de novas empresas no município. Quer diminuir a população pobre e o desemprego. Quer a qualificação da mão de obra.

Secretários com qualificação técnica especialmente na Secretaria da Saúde. Fornecimento de medicamentos e resolução dos problemas da complexidade básica e plena na área da saúde. 

Quer trabalhar com os pés no chão, com terceirização da mão de obra. Renovar frota de veículos da Prefeitura e modernizar a iluminação pública. 

Afirmou que a agricultura deverá receber mais investimento com melhoria dos acessos e pavimentação de estradas no interior. 

Disse que o município precisa de mais vagas nas creches e laboratório de informática nas escolas. Vai rever o Plano de Carreira do Magistério. Recuperação salarial dos professores. 

Comentou sobre o descrédito dos políticos devido a promessas não cumpridas. Pediu para população não perder a esperança. Quer uma Estrela melhor para se viver.



Carlos Rafael Mallmann (PMDB) - Advogado e atual Prefeito de Estrela-RS. Concorre pela coligação (PMDB, PV, PSDB, PTB, PSB, PT e PP tendo como vice - Valmor Griebeler (PV).

Disse que nos últimos anos Estrela se destacou em diversas áreas voltando a ter reconhecimento e protagonismo regional no Vale do Taquari. Estrela conquistou projetos, trouxe empresas, gerou empregos e oportunidades. Destacou as ações da Secretaria do Meio Ambiente com muito diálogo e agilidade na liberação de projetos.

Contou que a Prefeitura contratou uma empresa para pensar o município para os próximos 20 anos no que se refere à mobilidade urbana. Afirmou que R$ 20 milhões foram investidos em pavimentação de ruas em diversos bairros do município. Vias importantes foram pavimentadas e Rota do Sol e BR 386 interligadas. 

Comemorou a conquista de R$ 50 Milhões junto ao Governo Federal e conquista de projetos do PAC. 

Na educação Rafael Mallmann destacou o projeto "Escola da Inteligência" e da instalação de duas novas creches no município. 

Disse que a construção de creches e novas unidades de Saúde nos bairros: Imigrantes, Moinhos, Indústrias e Boa União demandou contratação de pessoal qualificado para atender a população. 

Finalizando disse agradece a confiança da população para colocar em prática seu Governo no município, que implementou parceria com a comunidade". 

Texto - Airton Engster dos Santos
Foto 1 - Rádio Independente
Fotos dos candidatos - meramente ilustrativas...

Nenhum comentário: