Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação da Bióloga e chefe de setor da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela - Rosangela Selli Johann

Estrela-RS - 20 de outubro de 2015


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação da Bióloga e chefe de setor da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico - Rosangela Selli Johann... Em pauta a importância do aproveitamento da água da chuva.

A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente porque "a água doce é um recurso finito e vulnerável".

Tem-se constatado que a demanda por água doce aumenta a cada dia, seja pelo aumento da população, seja pelos crescentes índices de poluição das fontes hídricas. Isto está acontecendo em muitos países no meio rural e urbano. Por essa razão não devemos descartar nenhuma fonte alternativa de água.

A água de chuva permite que seja utilizada e as experiências nos conduzem à captação e ao manejo da água de chuva para fins humanos e agrícolas. A água disponível na superfície da terra após ao se evaporar abandona os sólidos e sobe pura para a atmosfera na forma de vapor.

A água é porem, muito interativa com os meios em que percola e captura algumas impurezas em seu caminhamento nos céus, assim como nos telhados e superfícies que a recebem. Se esta água for bem captada, tratada e armazenada, pode ficar disponível para utilização para os mais diversos fins.

Funcionamento do Equipamento para Captação de Água de Chuva
Telhado– Funciona como captador de água de chuva
Calha ou coletor– Um modelo de coletor ou calha deve existir ou ser instalado para reunir a água que vem do telhado.
Filtro grosseiro– Um filtro de tela para reter galhos, folhas, e outras impurezas grosseiras.
Separador de Primeiras Águas– O início de uma chuva lava o telhado e a atmosfera, arrastando impurezas finas que precisam ser separadas e descartadas

Reservatório– Para acumular a água de chuva é necessário um reservatório. A determinação correta desse volume é da máxima importância, e depende da área do telhado, do consumo, da existência ou não de outras fontes supridoras de água de qualidade confiável, a quantos meses de seca está sujeito, etc. O reservatório deve ser fechado para evitar entrada de sujeiras e da luz solar, para evitar propagação de algas;
Sistema de Recalque– Bombas e sistema de segurança e automação para envio da água estocada para caixas de alimentação.
Caixas de alimentação Secundárias– Reservatórios intermediários.
Rede de reuso: rede exusiva e independente de água para reaproveitamento da água reservada. Não pode se misturar com água potável.

Porque coletar água de chuva?
Preserva a pouca água restante no meio ambiente, conservando um dos bens naturais mais escassos
Ajuda a conter as enchentes, represando parte da água que outrora seria drenada por ruas e rios.
É confiável pois possui qualidade
Reduzido o custo de montagem e possivelmente o retorno do investimento serápositivo
Porque faltam outras fontes de água confiáveis

Nenhum comentário: