Rádio Studio FM 98.3 - com participação do Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela-RS - Ernani Luis de Castro

30 de outubro de 2015


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - com participação do Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela-RS - Ernani Luis de Castro.... Na pauta premiação que o legislativo estrelense recebeu do TCE de transparência na internet...

A Câmara de Vereadores de Estrela sagrou-se vencedora no Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. No vale apenas três Câmaras foram laureadas, além de Estrela, Teutônia e Arvorezinha também foram reconhecidas.

A premiação, consiste na concessão de um diploma aos gestores municipais e na disponibilização de um selo digital em reconhecimento às iniciativas governamentais que prestigiam a transparência e o controle social.


A avaliação foi feita por auditores do tribunal entre os dias 1º julho e 14 agosto de 2015, com o intuito de identificar se os poderes atendem as especificações da Lei de Acesso à Informação (LAI), e Lei de Responsabilidade Fiscal e Complementar.

A divulgação de gastos com diárias, bem como das prestações de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são exemplos dos novos quesitos incluídos na edição deste ano. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos a registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.

O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destaca que a iniciativa é uma ação concreta voltada à máxima efetividade da Lei de Acesso Informação. “Concretizar a aplicação da LAI é um compromisso do Tribunal de Contas. Para isso, além da fiscalização que tradicionalmente realizamos, nosso objetivo é reconhecer o trabalho dos agentes públicos voltado ao aperfeiçoamento do regime democrático e à plenitude do princípio republicano” disse.

Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Ernani Luis de Castro, destacou o empenho da equipe da casa nesse processo. "Aumentar a transparência sobre aquilo que é feito com o dinheiro público é sempre um fator que norteia nossas ações, e é um objetivo constante para nós. Preciso agradecer o empenho da nossa assessoria de imprensa e da nossa contadora Cristine Chemin, que não medem esforços para atender essa e outras demandas de vital importância para informar nossa comunidade sobre o que é feito com o dinheiro do contribuinte" finaliza.

Apresentação: Airton Engster dos Santos e Igor Roberto Biberg
Coordenação Pierre Lawall

Nenhum comentário: