COLUNA DO LUCA – 26.10.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 26.10.15
Luiz Carlos Freitag 

A Rua João Fell, no Bairro Pinheiros, terá seu asfaltamento logo concluído. É a ligação da Rota do Sol com a BR 386, para desviar o trânsito que vem da Serra, evitando que muitos veículos cheguem na BR via Boa União. A Conpasul está iniciando a fazer a base para asfalto o último trecho, próximo a Rota do Sol. Todos os paralelepípedos foram retirados neste trecho (foto). Da Rodoeixo até a fábrica de rações da Cooperativa Languiru na BR 386 a base está concluída. Por outro lado, o Prefeito Rafael Mallmann continua com as tratativas com a EGR para que ela coloque no acesso da Rua João Fell com a Rota do Sol, uma rótula para facilitar o trânsito. O projeto, feito pelo município já foi estudado pela EGR e algumas alterações serão feitas, mas nada que venha a complicar a obra.

Dia 29 de novembro teremos o Troféu Estrela de Vôlei Misto no Parque Princesa do Vale. E como sou muito fã deste esporte, com certeza estarei lá. Inscrições podem ser feitas até dia 25 de novembro na Smel. Para jogar, as condições são muito simples, tem que ter nascido em Estrela ou ser morador daqui. Parabéns ao secretário Júlio Saldanha por criar esta competição, vai lotar o Parcão, com certeza.

Informações do Secretário de Planejamento Marco Wermann: Foi feita a licitação para pavimentar os 138 metros da Rua José Leopoldo Keller até a Rua Frederico Markus, no Bairro das Indústrias. Os moradores estão satisfeitos, porque a obra deve iniciar em breve. Quando a pavimentação dos 1.110 metros da Rota do Sol até o novo Bairro de Estrela, o Nova Morada onde estão sendo construídas mais de 200 casas, também tem novidades. A licitação está em andamento, logo teremos mais informações. Quem não viu ainda o local, vale a pena dar uma passada por lá, está ficando muito legal.

A Procidades Consultoria em Planejamento Urbano está trabalhando com afinco, no Plano de Mobilidade Urbana de Estrela. Segundo o Secretário Marco Wermann da Seplan, sua equipe está acompanhando vários pontos críticos da cidade. Por exemplo a esquina da Rua Bruno Schwertner com a Coronel Müssnich, Rua Coronel Brito esquina com a Coronel Müssnich, entrada do Bairro Boa União, entre outros locais. Em breve teremos novidades.

Segunda-feira passada a Comissão Organizadora da Multifeira 2015 de Estrela estava na Câmara para apresentar a Prestação de Contas do evento, com os relatórios oficiais e apresentação de tudo o que aconteceu na programação. Infelizmente não foi possível pois houve corte de luz. Assim tudo ficou para o dia nove de novembro, quando a Tribuna Livre será utilizada.

O Outubro Rosa continua e está sendo boa a procura dos Postos de Saúde de Estrela para os exames pré câncer de mama nas mulheres. O mês de outubro é programado para estes exames, que na verdade podem ser feitos durante o ano todo, sem problemas. Outubro é marcado para intensificar os exames, podendo porém as mulheres procurar os Postos de Saúde o ano todo. Segundo o Secretário da Saúde Elmar Schneider, o chamamento para os exames em outubro é para facilitar aquelas pessoas que não tem condições ou tempo de fazê-los em outras datas, ficando assim os Postos de Saúde com mais determinação para este tipo de exames que visa liberar as mulheres do câncer de mama.


FRASE DA SEMANA: “No final do Outubro Rosa, inicia o Novembro Azul – é a vez dos homens se prevenir do câncer” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Nenhum comentário: