COLUNA DO LUCA – 19.10.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 19.10.15
Luiz Carlos Freitag 

A Uame – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou sua assembleia mensal, no Bar do Adão, bairro Alto da Bronze. Juliane Tomasi, secretária da Central dos Conselhos falou da mobilização das Associações de Moradores e o apoio que a prefeitura dedica a população afirmando que “tem que ter mobilização”. Júlio Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer apresentou propostas e troca de idéias para os jogos interbairros, ficando marcada uma reunião para o dia nove de março quando será tratado das competições do próximo ano.

Carlos Lopes, diretor do Detran falou dos trabalhos que estão sendo realizados e do planejamento das mobilidades: “Qualquer coisa ou pedido, deve ser encaminhado diretamente ao Detran”, afirmou. Nafoto, Carlos, Juliane e Julio, comigo.

Estrela continua sendo destaque. Quatro municípios do Vale do Taquari são agraciados na 2ª Edição do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. Premiação para a Prefeitura e Câmara de Estrela, de Arvorezinha e Teutônia - e para a Prefeitura de Itapuca. A avaliação foi de julho de 2014 a agosto de 2015 e a entrega do Diploma será amanhã, no Auditório do Ministério Público de Porto Alegre as 15h.

Está sendo feito um estudo - inclusive pessoas estiveram no início da Rota do Sol há alguns dias, para anotar o número de veículos que vem da Serra em direção à Lajeado. Também uma equipe esteve fazendo o mesmo sob o Trevo de Estrela contando os veículos que trafegam na BR 386. O Motivo: A intenção é de colocar um pedágio entre Estrela e Lajeado. Nada foi confirmado ainda, mas logo teremos informações definitivas.

Mas esta sim tá confirmado: até o final do mês o DNIT deverá autorizar o aumento de velocidade entre Estrela e Canoas dos atuais 80 para 100km/h. Para veículos leves - as placas deverão ser colocadas em seguida. É que este trecho já está duplicado. Isto é, parte dele. Falta a duplicação entre Estrela e Bom Retiro do Sul e não existe previsão para terminar esta parte da BR 386. Informações dizem que fica pronto em março - só não dizem de que ano. Então este trecho não poderá ter 100km/h pois não estará duplicado.

Iniciou semana passada o trabalho da empresa Procidades Consultoria em Planejamento Urbano em Estrela. O contrato foi assinado com o prefeito Rafael Mallmann e será elaborado um Plano de Mobilidade Urbana, com o objetivo de deixar nossa Estrela com melhores condições tanto para o tráfego de coletivos, veículos individuais como para ciclistas e pedestres para os próximos 20 anos. Na verdade a questão de mobilidade urbana envolve o trânsito e alterações no Plano Diretor de Estrela, que já é antigo.

Iniciaram os trabalhos dos preparativos de enfeitar nossa Estrela para o Natal 2015. A comunidade está sendo convidada para novamente participar a fazer a ornamentação de ruas, no prédio da ex-Polar. A decoração deverá estar nos mesmos lugares do ano passado, tanto no centro como nos bairros. E em alguns locais novos, claro. Os voluntários podem se dirigir ao “Barracão” para auxiliar a fazer os enfeites.

FRASE DA SEMANA: “O tempo tá esquisito e vai continuar complicado até ano que vem” (Filósofo preocupado, no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Nenhum comentário: