Prefeitura de Estrela capacita agentes de saúde para atuar no Bairro Indústrias


Governo de Estrela capacita agentes de saúde para atuar no Indústrias
Profissionais começam ações junto à comunidade no dia 29, quando o bairro recebe o Estratégia de Saúde da Família

Teve início nesta segunda-feira (22), capacitação para as cinco agentes de saúde que vão atuar no Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro das Indústrias. Elas começam a trabalhar efetivamente a partir do próximo dia 29, quando o programa será implantando no bairro, qualificando as ações em saúde preventiva por parte do Governo de Estrela, prestando assistência integral e contínua às famílias. 

A capacitação, que se estenderá até a próxima sexta-feira (26), visa preparar as agentes para o trabalho junto à população do Indústrias, fornecendo-lhes conhecimentos sobre o funcionamento da rede de serviços em saúde do município. Para tanto, estarão envolvidos profissionais da UBS do bairro, do Serviço de Assistência Especializada, da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), da coordenação da Atenção Básica e do gestor, que transmitirá informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

As agentes foram contratadas mediante processo seletivo, para uma jornada de 40 horas semanais. Elas vão atender a população de aproximadamente 3,5 mil pessoas do Indústrias, que representam 11,4% da população de Estrela. “As agentes vão trabalhar essencialmente na prevenção, por meio de visitas domiciliares, levando informações sobre saúde às famílias e, ao mesmo tempo, trazendo à equipe da unidade a situação dos moradores, para que possa realizar os atendimentos que forem necessários”, explica a coordenadora da ESF da unidade do Bairro das Indústrias, enfermeira Rosana da Rosa Benovit. 

A coordenadora da Atenção Básica de Estrela, Leandra Baldissarelli, enfatiza que o trabalho das agentes comunitárias de saúde é fundamental para que a equipe de saúde organize, planeje e defina ações que melhorem, de forma significativa, as condições das famílias que serão atendidas pela equipe do ESF. A implantação do programa envolve os governos municipal, estadual e federal. A partir da próxima semana, a Unidade de Saúde atenderá em novo horário, das 7h às 11h e das 12h às 16h30min. 

As novas agentes são Juliana Raquel Rerig, Angelina Klafki da Silva, Ivone Vedoy Mallmann, Daniela Frey e Tamara Alessandra Rheinheimer Wathier. 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: