COLUNA DO LUCA – 29.06.15 Luiz Carlos Freitag



COLUNA DO LUCA – 29.06.15
Luiz Carlos Freitag 

A área administrativa da Secretaria da Saúde de Estrela começou a atender, a partir de hoje no Bairro Oriental, no prédio localizado na Rua General Osório, nº 427 próximo ao Colégio Martin Luther. Para possibilitar a mudança, o prédio teve que receber mais investimentos, mesmo que tenha sido entregue no fim de 2012. Conforme o Secretário Elmar Schneider, a prefeitura terá que aplicar mais R$ 200 mil em obras e reformas. Não tem rampa de acesso e escada de emergência, o que é uma exigência da legislação e para isso foi feita licitação. O prédio foi construído para abrigar o Posto de Saúde Central, hoje localizado na Rua Coronel Brito e este projeto não foi abandonado pelo Governo Municipal. O Setor de Engenharia da prefeitura já está trabalhando para fechar a parte inferior do prédio do Bairro Oriental, que vai receber o posto. O próximo passo será o encaminhamento do processo licitatório para a execução das obras necessárias. 

Por outro lado, reiniciaram as obras do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União (foto). Após a liberação de R$ 307.200,00, a Construtora A. de Oliveira de Lajeado deverá concluir tudo dentro do prazo previsto. Segundo o Secretário Elmar Schneider faltam apenas 20% de verba para terminar a obra. No primeiro ano de gestão de Rafael Mallmann foi focada a abertura daEstratégia de Saúde da Família (ESF) Moinhos; no segundo ano no Bairro das Indústrias, que está recebendo ESF, que inicia atividades no dia de hoje. Neste ano, além da nova sede administrativa no Oriental, os recursos estão sendo aplicados na construção da UBS do Bairro Boa União e reforma no Imigrantes. “É preciso planejamento e previsão orçamentária”, enfatiza o secretário.

O vereador Elio Kunzler (PTB) há dois anos iniciou o plantio de mudas de bergamota e laranja junto a ex-Chácara da Prefeitura, bairro Imigrantes. No total foram plantadas 58 mudas, “ cinco delas morreram e seis alguém levou”. Ele teve apoio de vários moradores e agora em julho ele irá novamente a São Sebastião do Caí para comprar mais 70 mudas. Serão replantadas as que faltam e mais algumas e as restantes irão para o Loteamento Popular do bairro Boa União. E ele ficou satisfeito com a produção de frutas deste ano, “muita gente aproveitou”. 

O Secretário da Administração e Recursos Humanos Henrique Lagemann está em férias, retorna dia seis. Mas mesmo viajando com a família ele não sossega. Conseguiu, com sua equipe, mudar o local da sede do Procon. Assim que voltar o estabelecimento vai continuar na Rua 13 de Maio, mas agora próximo a Prefeitura. Mais precisamente, ao lado do Bradesco

Estão abertas, até quarta feira dia 1º de julho, inscrições para produtores participarem da exposição de animais da Estrela Multifeira 2015. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura. A Multifeira ocorre de 10 a 13 de setembro e este ano estará em novo local, no Porto do Rio Taquari. “A exposição de animais que vai ocorrer durante o evento é uma das novidades da edição deste ano”, disse o secretário da Agricultura, José Adão Braun, que coordena a comissão responsável por esta área. O foco é a exposição de gado leiteiro, tendo em vista que Estrela é o 8º maior produtor de leite do Brasil. A comissão, além da Secretaria Municipal da Agricultura, é formada por representantes da Inspetoria Veterinária, Emater/RS-Arcar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, sendo a Multifeira 2015 uma realização da Cacis com a parceria do Governo Municipal e Câmara de Vereadores.

FRASE DA SEMANA: “O trabalho do Secretário da Saúde Elmar Schneider e sua equipe dá para classificar como um ótimo serviço.” (Rogério Heemann, presidente do Conselho Municipal da Saúde)

Nenhum comentário: