Prefeitura de Estrela apoia movimento em defesa da avicultura



Governo Municipal apoia movimento em defesa da avicultura
Lideranças regionais querem flexibilizar norma que pode inviabilizar instalação de aviários e empreendimentos já existentes 

Os secretários da Agricultura, José Adão Braun, e do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann, e o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Arly Volken, participaram nesta sexta-feira, 12, de audiência pública em Westfália, quando foram debatidas instruções normativas do Ministério da Agricultura que podem limitar a atividade avícola nos municípios. As instruções, de 2007 e 2009, determinam, entre outros, que os aviários para a produção de frangos de corte estejam localizados a um raio mínimo de três quilômetros das granjas produtoras de ovos férteis. Lideranças estão se mobilizando no sentido de flexibilizar as normas.

Conforme o secretário José Adão Braun, a proposta defendida e aprovada no encontro prevê a redução da distância para 500 metros, em função de que as mesmas normas estabelecem a adoção de novas tecnologias pelos produtores e a existência de barreiras naturais e artificiais, além de técnicas de manejo e medidas de biossegurança. Braun sugeriu, e também foi acatada, sugestão para que o movimento seja ampliado para os demais estados do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Se os três estados, que têm a maior produção avícola do país, se unirem, acredito que será possível sensibilizar as autoridades”, ressalta Braun.

Segundo ele, a audiência contou com representação de todos os municípios do Vale, o que no seu entender demonstra a preocupação das lideranças, pois as exigências podem inviabilizar antigos e novos empreendimentos no setor em toda a região, inclusive em Estrela. Além da audiência em Westfália haverá reuniões em Nova Prata, no dia 22 de junho; em Tupandi, no dia 29 de junho, e na Fetag, em Porto Alegre. 

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: