Vale do Taquari Notícias - 9 de junho de 2014


O prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, decretou situação de emergência, em virtude dos prejuízos causados pelo temporal com granizo que atingiu a cidade na noite de quarta-feira (04.06). Levantamento preliminar indica que mais de 50 residências foram danificadas, com os telhados destruídos pelo granizo. As localidades mais atingidas foram linhas Tigrinho, Atalho, Orlado, Bastos e Tamanduá.

A Festa Junina do Colégio Madre Bárbara de Lajeado ocorre no dia 14 de junho a partir das 14 horas.

Durante o período da Copa do Mundo de 2014, o horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, nas rádios, será flexibilizado. A determinação está em medida provisória, assinada pela presidente Dilma Rousseff. Entre 12 de junho e 13 de julho, o programa poderá entrar ao ar entre as 19h e às 22h.

O Departamento Municipal de Esportes de Santa Clara do Sul recebe inscrições para os interessados em participar das oficinas que serão oferecidas por meio do Programa Esporte e Lazer na Cidade. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Educação, ginásio de esportes e na Secretaria da Saúde.

A Administração Municipal de Teutônia finalizará os últimos detalhes para a entrega da obra de ampliação da estrutura física do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, localizado no Bairro Centro Administrativo. A inauguração está marcada para o dia 14 de junho, às 10 horas.

Os fiscais da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), de Porto Alegre, realizam nesta semana a vistoria da estrutura do Frigorífico Frigoforte, situado em Santa Clara do Sul, às margens da ERS-413. Aexpectativa da direção é de que a abate de animais comece ainda neste mês. O investimento foi de 1 milhão e 100 mil reais.

Para o dia 18 de junho, está agendado o curso Retenções na Fonte nas Prestações de Serviços, que será promovido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari. As aulas serão realizadas no auditório da entidade, em Lajeado, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

Na próxima terça-feira, dia 10, a CIC Teutônia e o Sebrae promovem mais uma edição do Encontro Empresarial. Tendo por local o Baviera Park Hotel, junto ao Centro Administrativo de Teutônia, e início às 11h45min, o evento terá apresentação da trajetória de sucesso do Grupo Famiglia Valduga, com o presidente da vinícola, Juarez Valduga. O evento é gratuito e o público-alvo são micro e pequenos empresários. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

A CDL Lajeado decidiu apoiar o projeto de instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade, com o repasse de R$ 25 mil. O projeto prevê a instalação de 16 equipamentos em pontos estratégicos da cidade, definidos pela Brigada Militar.

Lajeado recebeu mais uma médica do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A profissional é a cubana Zollianne Amaro Pena, especialista em Medicina Geral e Integrativa. Zollianne integra o grupo de nove cubanos e uma brasileira que já atuam na rede de saúde do município.

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, haverá alteração no horário de expediente da Prefeitura de Encantado. Nos dias 12 e 17 de junho o horário de atendimento da Prefeitura será até as 15h e no dia 23 até as 16h. O decreto, assinado pelo prefeito Paulo Costi, aplica-se para todas as áreas da Administração Municipal.

Alunos dos cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental e Gestão do Turismo da Faculdade La Salle – Estrela, fizeram uma visita técnica à Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul. A visita foi organizada pela professora Crisna Klock e fez parte das atividades da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais.

A exposição “Chuva e Paisagens”, do artista plástico Frantz Soares, é atração das próximas semanas no Espaço Cultural do Sesc Lajeado. No dia 11 de junho, às 8h30, o artista ministrará palestra voltada a estudantes e professores da região, no Teatro do Sesc. Já na noite do mesmo dia, em evento voltado a convidados, acontecerá a abertura da exposição.

O CRAS de Travesseiro realiza durante todo o mês de junho a entrega de roupas e calçados, para adultos e crianças, recebidos na campanha do agasalho.

Durante todo o mês de maio a Escola do Leite promoveu aulas referentes ao quinto módulo do projeto-piloto que tratou do assunto “Reprodução Bovina”. O tema foi abordado pelo médico veterinário da Dália Alimentos, Luciano Redu, nos encontros realizados nas propriedades de Gilberto Lodi, em Anta Gorda; Rudimir Secco, em Putinga; Luis Carlos Marchese, em Arvorezinha; e Vilso Cagliari, em Relvado.

Neste mês, quem ministra as aulas do sexto módulo da Escola do Leite é o zootecnista, supervisor do Gado Leiteiro da Dália Alimentos e coordenador da Escola do Leite, Fernando de Araújo, com o tema “Criação de Terneiras e Novilhas.”

A Administração Municipal de Teutônia informa que durante a Copa do Mundo, somente nos dias de jogos do Brasil as repartições públicas municipais fecham uma hora antes do início das partidas.

A Secretaria de Obras de Capitão está realizando a recuperação das estradas do interior do município. Nesta semana, os trabalhos estão direcionados para a comunidade de São Jacó. A equipe também já concluiu a estrada de Linha Zanotelli. 

A Secretaria de Educação de Teutônia informa que nas escolas municipais serão disponibilizados televisores ou telões para assistir aos jogos da seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. O objetivo é não prejudicar os alunos que dependem de transporte escolar.

A região do Corede Vale do Taquari registrou 4.763 votos pela internet na escolha de Prioridades para o Orçamento do Estado. A região do Corede Médio Alto Uruguai, foi a que obteve maior índice de participação, com 28.750 votos, o que representa mais de 10% do total da votação pela internet.

A Faculdade La Salle Estrela, por meio do curso de Processos Gerenciais, promoverá, no dia 09 de junho, segunda-feira, às 19 horas, o evento “Novas Ideias – Gerando Grandes Oportunidades”. Serão palestrantes do encontro Eliseu Kopp, da Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, e Nelson Eggers e Aline Eggers Bagatini, das Bebidas Fruki. Durante o evento, os palestrantes falarão um pouco da sua experiência frente a duas empresas de destaque nos vales do Taquari e Rio Pardo. Os participantes receberão certificado.

A Administração Municipal de Encantado, através das Secretarias da Administração e de Obras e Viação, está executando a manutenção dos canteiros dos trevos da Santa Clara e da estrada dos Imigrantes, na RS-129, com roçada e plantio de mudas de plantas ornamentais.

A comissão organizadora da Feira do Livro de Lajeado definiu, em reunião, o tema e a data do evento. O tema escolhido para este ano é “Leitura – Caminho - Imaginação”. A feira ocorrerá de 07 a 12 de outubro, no Parque Histórico.

O grupo da erva-mate de Ilópolis, que reúne representantes de todas as ervateiras locais, tem novo encontro no dia 13 de junho. O local e horário serão confirmados, nesta semana, pela Emater, responsável por conduzir as discussões.

Ilópolis será palco, em outubro, da Jornada da Água, que irá envolver representantes locais e dos municípios de Doutor Ricardo, Arvorezinha, Putinga e Anta Gorda.

O prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot, esteve em Brasília na última semana, onde no Ministério do Desenvolvimento Agrário tratou do projeto para compra de um rolo compactador, e da liberação da motoniveladora que deverá ser entregue no dia 26 de junho.

A administração municipal de Doutor Ricardo está pleiteando junto ao Ministério dos Esportes a construção da piscina coberta junto CRAS. Já no BNDES, o objetivo é a liberação de recursos para infraestrutura urbana e rural do município.

Muçum foi contemplado no valor de R$ 350 mil, obtidos através de articulação do deputado federal Dionilso Marcon, junto aos ministérios em Brasília. O recurso será utilizado para construção de poços artesianos e caixas d´água com reservatórios de 25 mil litros em três localidades do interior do município.

Nenhum comentário: