Participação Popular supera 2013 e tem 2,5 mil votantes em Estrela-RS


Participação Popular supera 2013 e tem 2,5 mil votantes em Estrela

Na sexta-feira, o Governo de Estrela finalizou a contagem dos votos da Participação Popular e Cidadã de 2014. Este ano, 2.585 pessoas votaram nas mais de 25 urnas móveis e fixas espalhadas pelo município, além daqueles que votaram via internet durante os três dias de votação virtual.

Na cidade, a preocupação com a Saúde ficou em primeiro lugar. Foram 2.236 votos para a proposta de obras, reformas e equipamentos para os 17 hospitais do Vale do Taquari (rateio dos recursos de acordo com o número de leitos SUS) e investimentos em cardiologia no Hospital Bruno Born e obstetrícia no Hospital Estrela. Na região, esta demanda também foi a mais votada, com a preferência de 17,23% dos internautas.

Investimentos na melhoria dos espaços escolares foi o segundo mais votado na cédula, com 2.214 votos. Na região esta proposta ficou em quarto lugar, com 12,14% da intenção dos internautas. A terceira posição no município ficou com a demanda que propõe o fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais nas economias de base familiar e Cooperativa Programas de Apoio da Agroindústria Familiar (Sabor Gaúcho), recebendo 1.610 votos. Na região, esta também foi a terceira proposta mais votada, com 12,15% dos votos dos internautas.

A demanda do esporte, que prevê R$ 50 mil para cada município que apresentou projeto, incluindo Estrela, ficou na quarta posição no município, com 1.501 indicações e na quinta posição na regional.

Os votantes também definiram as duas prioridades estratégicas para região. Em Estrela, 1.759 optaram pela área da Saúde, sugerindo ao Governo do Estado investimentos em programas de regionalização da saúde com foco na descentralização, priorizando as microrregiões e atendimento em diferentes especialidades. Como segunda mais votada, com 1.280 votos, ficou a área do Desenvolvimento Rural, para investimentos na área da sanidade animal.

Nenhum comentário: