Vereadores de Estrela - José Alves e o convite para ser secretário


Após renúncia, Alves explica saída e avalia mandato na presidência da Câmara

Ao fim da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela nesta segunda-feira (06/01), a secretária leu a carta de renuncia da Mesa Diretora.

Um ano e cinco dias após a posse, o presidente José Itamar Alves (PTB), seu vice Élio Jair Kunzler (PTB) e o secretário Marcelo Braun (PSDB) renunciavam aos seus respectivos cargos diretivos no Poder Legislativo.

Alves explica que sua saída se deve a um acordo de cavalheiros entre os partidos de situação com assentos no Legislativo. “A população espera que o seu representante tenha palavra, e esse acordo foi feito quando assumimos. O mandato de presidente é por dois anos, mas sou homem de uma palavra só” afirma.

Convite para integrar o Executivo.

Na ultima semana Alves já havia revelado a seus pares que deixaria a presidência do Legislativo, mas na ultima sexta-feira (03) recebeu convite do prefeito Carlos Rafael Mallmann para integrar a equipe de secretários municipais. “Pensei durante o fim de semana e resolvi aceitar esse desafio. Esse é meu terceiro mandato como vereador e tive dois anos como presidente da casa (2009 e 2013), onde adquiri experiência administrativa. Fiquei muito honrado com o convite e acredito que é hora de contribuir com o Poder Executivo” conta. O vereador José Alves deve assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SEDESTH).

Com o licenciamento de José Itamar Alves, a sua vaga no legislativo deve ser ocupada pelo suplente imediato, o advogado Darlã Belinni (PSB), e caso esse não possa assumir, o próximo da lista é o agricultor Paulo Roberto Birck (PTB).

Avaliação do ano na Câmara

Alves fala com entusiasmo das conquistas a frente do poder Legislativo no ano de 2013. O edil frisa o enxugamento da máquina pública entre suas principais metas alcançadas. “Devolvemos ao todo R$273 mil ao Executivo, que utilizou essa verba em áreas importantes como saúde, segurança e educação” relata. Alves ainda destaca a abertura da Câmara para eventos diversos. “Entre reuniões de secretarias municipais, conselhos, entidades, partidos políticos, associações, recitais e exposições recebemos mais de 200 eventos no ano, isso mostra que conseguimos abrir as portas do legislativo para a comunidade” comemora.

Outro ponto frisado pelo vereador foi a implementação do site da transparência e a ampliação dos canais de comunicação do Poder legislativo com a comunidade. “Implementamos o site da transparência, disponibilizamos os projetos que foram votados todos no site da câmara, criamos uma página na rede social facebook, tudo para ampliar a interação com a comunidade” afirma. Alves ainda lembra que entre as ações propostas em seu mandato ocorreu a modernização dos processos internos e o início do projeto de colocação dos quadros oficiais das legislaturas passadas, que foram catalogados e organizados no arquivo histórico da casa. Por fim Alves se diz orgulhoso da conquistas e do ambiente que a câmara experimentou em 2013. “Tentamos aproximar o poder legislativo das população, pois acreditamos que esse é o caminho. Conduzimos esta casa com os demais colegas vereadores sempre com o foco de trabalhar em prol da população, e o resultado foi uma oposição consciente e uma situação ativa e presente na fiscalização do executivo” finaliza.

Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: