Prefeitura de Estrela discute propostas com agricultores visando 2014


Governo discute com agricultores propostas para 2014

Na quinta-feira (9), na Câmara de Vereadores, o Governo de Estrela reuniu-se com representantes do meio rural para discutir propostas de melhorias para 2014. Cerca de 50 produtores de diversas localidades do município fizeram-se presentes, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Henemann e vereadores.

O prefeito Carlos Rafael Mallmann e os secretários da Agricultura, José Adão Braun, do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein e da Saúde, Elmar Schneider apresentaram algumas propostas que foram discutidas entre os agricultores. Por unanimidade, neste ano o Governo deverá investir na recuperação dos acessos as propriedades. “Hoje passam caminhões com 20 toneladas de rações e os que recolhem leite transitam a cada dois dias. É fundamental ter acessos de qualidade para escoar nossa produção”, enfatizou Sírio Klafke. O prefeito afirmou que deslocará R$ 1 milhão do superávit orçamentário de 2013 para criar um programa específico de recuperação dos acessos. Mallmann apresentou proposta para implantar uma nova tecnologia de impermeabilização do solo já utilizada em alguns municípios da região. “Utilizaremos cerca de dez propriedades com maior fluxo de caminhões para teste. Se a tecnologia agradar, levaremos para as demais propriedades”, salientou.

Braun explicou que no primeiro ano o Executivo trabalhou com um orçamento herdado e com sérias limitações. Propôs também isentar os produtores da taxa cobrada pelo enterro de grandes animais. “O investidor já sai perdendo com a morte do seu animal, é justo que subsidiemos esta despesa”, salienta. Outra proposta acolhida na reunião é de que o Governo de Estrela realize, durante o ano, uma série de encontros nas comunidades para ouvir as demandas locais.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Joílson Pereira

Nenhum comentário: