Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 01.01.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 01.01.14

MAGRA-INVENTIVA:Hoje não tem. Esta é a primeira Coluna de 2014 e novamente não pude me utilizar das "colaborações" dos Senhores Edis, na última Sessão do ano passado, dia 30 de dezembro. Mas logo tudo volta ao normal. Espero que todos vocês tenham tido uma excelente virada de ano e que todos tenham um Feliz 2014.

FRASE: "Se preparem, entramos no Ano Novo - e este, além do Carnaval, terá também a Copa do Mundo e eleições: Então se preparem porque 2015 está batendo em nossas portas" (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Segunda-feira estive após a Sessão da Câmara, no show de bandas e assinatura do contrato para as 250 novas Casas Populares de Estrela. Destaque para as Bandas de Estrela: Arrancaram muitos aplausos. Quero fazer um elogio especial para a Banda em Fase, e na pessoa do vocalista Junior Sessi da Silva. A maneira como esta banda tocou e cantou, lembrou espetáculos musicais de bandas do meu tempo - como a Kiss, Black Sabbatah e Scorpions. Conversei com vários amigos presentes e eles foram unânimes em elogiar a Banda. Os aplausos não foram só dos "mais adultos",a garotada também gostou muito.

Depois da assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal para construir as primeiras 250 casas, ouvi o comentário de um político da época de Gabriel Mallmann, presente no ato: "Depois de 30 anos, o PMDB, coligado com mais partidos é claro, de volta do poder, assina o maior convênio para construir casas populares que nós já vimos". Realmente, é um presentão.

Agora, um registro triste. Perdi um grande amigo neste Natal. Nos deixou João Auri Scheeren, parceiro de muitas jornadas. Nunca esperei que isso fosse acontecer, ele nem chegou a comemorar seus 54 anos. Muitos amigos foram ao velório, inclusive frequentadores do seu Shopping das Idéias e também integrantes da Confraria dos Malas - que deixaram flores mostrando o sentimento com a perda. Pessoalmente fiquei muito sentido, foram muitos os eventos, principalmente políticos, que participamos. Sinceros pêsames a esposa, filhos e parentes.

Sábado o Secretário da Saúde Elmar André Schneider concedeu uma espetacular entrevista ao meio dia, para Waldir Sudbrack no seu programa na Rádio Studio FM. Muitas entrevistas ele concedeu pro Waldir e prá mim, na extinta Rádio Alto Taquari. Nos próximos dias deverá falar o Prefeito Rafael Mallmann. Me lembrei da primeira entrevista que o Rafael concedeu, foi para mim no Programa Realidade na ex-Rádio Alto Taquari. Sabem quando? Em 1984 quando seu pai Gabriel Mallmann estava deixando o cargo de Prefeito, segunda administração.

Falando em Rafael Mallmann: Ele esteve na Tribuna da Cãmara segunda-feira. Falou das Secretarias, que hoje estão espalhadas pela cidade. "Vou unificar seus serviços, vão todas para um mesmo local, vai ser tudo centralizado na Ex-Cervejaria Polar". A reforma vai custar perto dos R$ 1.500.000,00 mas depois disso não se pagará mais aluguel. E o dinheiro virá com a venda dos prédios da atual Secretaria da Saúde e da Agricultura. A recuperação da escadaria da Rua Coronel Flores até o Rio Taquari faz parte da revitalização da área, Uma frase do Prefeito resumiu tudo: "Povo que não conhece sua história não sabe o futuro que vai ter". Concordo. E posso dizer com orgulho: Subi e desci muitas vezes aquela escadaria, no tempo da Praia dos Cascalhos, antes de existir a Barragem do Rio Taquari em Bom Retiro do Sul.

Sexta-feira as 09h15min, o Prefeito Rafael Mallmann, seus Secretários e os representantes da Caixa Econômica Federal Mauro Roberto Bom (Superintendente), Jairo Manfro (Gerente Regional) e Edson Schneider (Gerente de Estrela) tornaram oficial as assinaturas do Projeto Minha casa Minha Vida, das primeiras 25 casas populares. Rafael disse que foi um trabalho árduo mas todas as licenças foram liberadas: "O Projeto vai dar um novo horizonte para muitas familias". Todos foram unânimes em elogiar o trabalho do Chefe de Gabinete Cliver Fiegenbaum.

Andreas Hamester (PP) disse que será votado logo na Câmara um Projeto de Lei, proibindo que revendas de automóveis coloquem mais de um veículo à venda em vias públicas. E também irá proibir a lavagem de veículos em vias públicas. Isso por parte de quem não está lavando seu próprio veículo, claro.

Marcelo Braun (PSDB) disse que foi feito um aterro na Linha São José, beneficiando vários produtores de leite. "Eles pediam isso há mais de 30 anos, pois sempre eram prejudicados em dias de enchente, posi ficavam ilhados. Agora tudo está melhor", afirmou o edil.

Secretário da Agricultura José Adão Braun informou que iniciou a encomenda de fertilizandes - adubo e uréia - e de sementes - aveia preta e azevém. "Podem ser feitas até 31 de janeiro, tudo será financiado e deverá ser pago só em 2015". afirmou. Informações pelo fone 3981 1055.

Falando em José Adão Braun: Ele ficou satisfeito porque recebeu um pedido do seu colega de Boa Vista do Sul, para que relate todo o funcionamento dos principais programas agrícolas do município. "É importante ajudar colegas", afirmou.

Ouvi comentários que o Presidente da Câmara José Alves (PTB) sairia do legislativo, para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano no lugar de Luiz Fernando Kalsing. Ele até pode sair da Câmara, mas não nesta Secretaria, o cargo vai ser outro. Em breve divulgo aqui na Coluna. No seu lugar, vai assumir Darlã Bellini (PSB). Se isto ocorrer, José Alves renuncia da presidência e deverá assumir Marcelo Braun (PSDB).

José Alves (PTB) elogiou muito o trabalho da Apae, na Tribuna da Câmara. E agradeceu ao Banrisul pela doação de R$ 78.000,00 para a entidade comprar uma van que irá substituir a atual Combi, que segundo o Vereador, não tem mais condições de uso. Ele também parabenizou a nova diretoria da Apae e elogiou o trabalho daquela que está entregando o cargo.

Nenhum comentário: