Prefeitura de Estrela - Secretaria da Saúde quer unificar combate ao borrachudo na região


Saúde quer unificar combate ao borrachudo na região

Unificar o combate ao mosquito borrachudo em toda região é um dos objetivos da Secretaria de Saúde de Estrela para 2014. Na terça-feira (7), o secretário Elmar Schneider esteve reunido com o secretário de Saúde de Fazenda Vilanova, Valmir Alves de Borba debatendo o tema. O encontro foi acompanhado também pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Hilário Eidelwein.

Ambas as secretarias fazem a aplicação do produto BTI em áreas específicas das cidades e orientam os moradores com relação à prevenção e combate ao inseto. “Porém, para obter um resultado adequado é preciso um calendário único entre as cidades vizinhas”, observa Schneider.

Para isso, na quinta-feira (9), às 14h, representantes de Estrela, Fazenda Vila Nova, Bom Retiro do Sul e Teutônia reúnem-se, em Estrela, afim de estabelecer metas e propor atividades conjuntas.

O mosquito borrachudo tem capacidade de deslocar-se 20 quilômetros por dia. Em locais de clima quente reproduz-se durante todo ano, mas em áreas de clima temperado o aparecimento é sazonal, pois hibernam durante o frio. Cosmopolitas, atacam durante o dia animais e o homem e colocam seus ovos em áreas de água corrente.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: