COLUNA DO LUCA – 06.01.14 - Jornal O Informativo do Vale, Lajeado Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 06.01.14 - Jornal O Informativo do Vale, Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari n a última reunião do ano em Estrela  comentou o lançamento há alguns meses, Cirio Schneider candidato a Deputado Estadual, o que lhe causou uma grande expectativa também pelo pessoal de vários municípios, que aderiram à idéia. Cirio, que é Vereador do PP em Lajeado, lembrou que nunca havia pedido para entrar na política, “fui convidado, fui eleito vereador e reeleito e agora com a iniciativa dos colegas ex-secretários da agricultura, entendia que meu partido iria me convidar a concorrer – mas isto não aconteceu” – lamentou. “A Região tem que ter um representante na Assembléia Legislativa, principalmente no ramo da agricultura, e meu partido deveria escolher de um a quatro pré candidatos, e então fazer uma pesquisa no Alto Taquari proporcional ao número de eleitores nos municípios, para todos terem a oportunidade de vir a concorrer – mas isso não ocorreu”. Círio lembrou que em duas reuniões dos ex-secretários da agricultura seu nome foi lançado como pré candidato a deputado estadual, mas como o PP lanço outros nomes, “não demonstrei interesse em colocar meu nome a disposição, pois se colocasse, não fecharia o grupo para eleger um deputado da Região”. Os integrantes da AESAVAT mostraram-se preocupados com o futuro da agricultura, “vai continuar tudo igual, sem deputado no setor agropecuário da Região, v ai continuar o vazio político, o setor se acomodou”.

O Secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação Cristiano Nogueira da Rosa, disse que provavelmente em março iniciam as inscrições para os interessados nas 376 casas do novo Loteamento Popular de Estrela. As obras iniciaram e as famílias interessadas devem estar no Cadastro Único do Governo federal. Para se inscrever devem ter renda máxima de R$ 1.600,00 – qualquer informação pode ser conseguida na Secretaria ou pelo fone 3981 1052.

Falando nisso, semana passada o Prefeito Rafael Mallmann, seus Secretários e os representantes da Caixa Econômica Federal Mauro Roberto Bom (Superintendente), Jairo Manfro (Gerente Regional) e Edson Schneider (Gerente de Estrela) tornaram oficial as assinaturas do Projeto Minha casa Minha Vida, das primeiras 250 casas populares. Rafael disse que foi um trabalho árduo mas todas as licenças foram liberadas: “O Projeto vai dar um novo horizonte para muitas familias”. Todos foram unânimes em elogiar o trabalho do Chefe de Gabinete Cliver Fiegenbaum. Ouvi o comentário de um político da época de Gabriel Mallmann, presente no ato: “Depois de 30 anos, o PMDB, coligado com mais partidos é claro, de volta do poder, assina o maior convênio para construir casas populares que nós já vimos”. Realmente, é um presentão.

Em breve, as Secretarias Municipais de Estrela estarão todas juntas. Hoje estão espalhadas pela cidade. Serão unificados seus serviços, vão todas para um mesmo local, vai ser tudo centralizado na Ex-Cervejaria Polar. A reforma vai custar perto dos R$ 1.500.000,00 mas depois disso não se pagará mais aluguel. E o dinheiro virá com a venda dos prédios da atual Secretaria da Saúde e da Agricultura. A recuperação da escadaria da Rua Coronel Flores até o Rio Taquari faz parte da revitalização da área e posso dizer com orgulho: Subi e desci muitas vezes aquela escadaria, no tempo da Praia dos Cascalhos, antes de existir a Barragem do Rio Taquari em Bom Retiro do Sul.

FRASE DA SEMANA: “Vamos nos preparar, logo começa a disputa da Taça Libertadores da América”. (Torcedor Gremista no Salão do Hermes e Leonardo) 

Nenhum comentário: