Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por atividades em Estrela-RS


Semana da Pessoa com Deficiência é marcada por atividades

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi marcada por diversas atividades em Estrela, lembrando o tema nacional: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.
Na quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde inaugurou uma rampa de acesso para cadeirantes. De acordo com o secretário adjunto Fabiano Diehl, até então os deficientes precisavam entrar pela porta dos fundos para chegar à sede da secretaria. “Muitas vezes tínhamos que atender aos pacientes na calçada”, ressalta. Na oportunidade também foi anunciada a criação do Conselho Municipal dos Deficientes.
Na sexta-feira, no ginásio da Soges, ocorreu um jogo demonstrativo de cadeirantes da equipe da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado (Addefil), numa parceria entre as Secretarias de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social, Colégio Martin Luther e Sociedade Ginástica Estrela. O evento foi precedido por uma apresentação de patins e pelo coro formado por deficientes que integram o projeto de inclusão no mercado de trabalho, acompanhados do grupo de escaletas do Núcleo Cultural. O projeto da Sedesth tem a parceria da empresa Vonpar, de Arroio do Meio. “É possível incluir estes cidadãos no mercado e proporcionar não só mais renda do que a que a assistência oferece, mas também uma melhor qualidade de vida”, ressalta o gestor da pasta, Cristiano Nogueira da Rosa.
Já na segunda-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública promovida pelo Ministério Público buscou esclarecer e conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas com deficiência, além de colher sugestões sobre a necessidade de acessibilidade no município.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Bruna Nunes

Nenhum comentário: